Jovem empreendedora apresenta habilidades para estudantes

Quinze inspirados estudantes ganharam a chance de ter um curso de dez horas com a empreendedora Bel Pesce, promovido pelo IEL-RS, nesta quinta-feira. Formada no Massachussts Institute of Technology em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Matemática, Economia e Administração, Bel foi eleita no ano passado uma das pessoas mais influentes do Brasil, pela Revista Época. Com 25 anos, ela já trabalhou no MIT, além de Microsoft, Google e Deutsche Bank. Seu primeiro livro, A Menina do Vale, ficou na lista de mais vendidos do País por várias semanas.

A empreendedora esteve no Talentos em Debate, promovido pelo IEL-RS, por meio do Programa Geração de Talentos, e Sesi-RS, em 27 de junho, quando 800 estudantes lotaram o Salão de Convenções da FIERGS. Na oportunidade foi lançado um desafio aos jovens para que enviassem o que pensam sobre Melhorias na Educação e Atratividade da Indústria. As 15 melhores respostas foram selecionadas para participar do curso Habilidades, que abordou temas como: você, o seu maior empreendimento; relacionamento e autoconhecimento; criando oportunidades; liderança; produtividade e negociação. Os alunos selecionados são da Unisinos, Ufrgs, Senai, Senac, Fadergs, Unipampa, ESPM, Feevale e FSG.

Bel entende que empreender é criar um produto ou serviço que toque a vida de outras pessoas. Criadora da FazInova, empresa que oferece cursos sobre empreendedorismo e relacionamento, ela tem a educação como uma paixão. "Minha empresa não é exatamente uma escola, mas uma plataforma para o desenvolvimento de talentos", explicou. Lembra que o erro é muito importante. "Ao empreender, você terá momentos de decisão diante de informações incertas. O erro é natural, mas também uma forma de aprendizagem", comentou. Sua mensagem inclui ainda a honestidade e gentileza como ferramenta de negociação. "Você só ganha quando os outros ganham. Fazer o bem, faz bem para o seu negócio", disse.

O curso vem ao encontro da mobilização da Confederação Nacional da Indústria, liderada no Rio Grande do Sul pelo Sistema FIERGS, Educação para o Mundo do Trabalho, que será lançada na próxima quarta-feira (14), na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Publicado sexta-feira, 9 de Agosto de 2013 - 0h00