Indústria gaúcha volta a acumular estoques indesejados

A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul de maio apontou um forte acúmulo de estoques indesejados de produtos finais (55,5 pontos), o maior volume em um ano, indicando que as vendas frustraram as expectativas. A situação atingiu 32,3% das indústrias pesquisadas, um percentual bem acima do registrado em abril: 17,3%. A inadequação dos estoques abrangeu todos os portes de empresas, sendo mais intensa entre as pequenas (57,5 pontos) e grandes (56,7 pontos).

O levantamento, realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), mostrou ainda que o número de empregados ficou estável (49,8 pontos) em maio, na comparação com abril, interrompendo uma sequência de três meses de expansão. Já o nível da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que alcançou 76%, foi considerado pelos empresários, pelo terceiro mês seguido, próximo ao normal (49,5 pontos) para o período. A produção cresceu e somou 52,1 pontos.

Em relação aos próximos seis meses, os industriais gaúchos estão moderadamente otimistas. O índice de expectativa futura da demanda registrou 58,5 pontos, um resultado próximo ao de abril. O mesmo se observa com o emprego (52,9 pontos) e às aquisições de matérias-primas (56,5 pontos). Apenas as perspectivas quanto às exportações (52,9 pontos) se tornaram menos favoráveis com o recuo de 1 ponto ante abril.

O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo. Apenas a variável de estoques em comparação ao planejado é avaliada como negativa acima dos 50 pontos.

Publicado Terça-feira, 2 de Julho de 2013 - 0h00