Empreendedorismo é tema do Talentos em Debate

Empreender é criar um produto ou serviço que toque a vida de outras pessoas. A definição é da empreendedora Bel Pesce, que tem 25 anos e um currículo invejável. Palestrante do Talentos em Debate, promovido pelo IEL-RS, por meio do Programa Geração de Talentos, e Sesi-RS, Bel é fundadora da FazInova, empresa que oferece cursos sobre empreendedorismo e relacionamento. Falando para mais de 900 estudantes que lotaram o Salão de Convenções da FIERGS, na manhã desta quinta-feira (27), ela destacou três pontos para poder empreender: equipe, foco no cliente e perseverança.

Bel Pesce contou sua trajetória para chegar ao Massachussets Institute of Technology, que inclui muita vontade e persistência. "Claro que tem sorte, mas tem também o ‘não desistir nunca‘. Se eu não tivesse tentado e se desistisse no primeiro ‘não‘, não teria conseguido ir para aquela universidade", destacou. Formada em Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Matemática, Economia e Administração, Bel Pesce foi eleita no ano passado uma das pessoas mais influentes do Brasil, pela Revista Época. Ela já trabalhou no MIT, além de Microsoft, Google e Deutsche Bank. Seu primeiro livro, A Menina do Vale, ficou na lista de mais vendidos do País por várias semanas.

A educação, segundo ela, é outra paixão. "Minha empresa não é exatamente uma escola, mas uma plataforma para o desenvolvimento de talentos", explicou. Ele lembra que o erro é muito importante. "Ao empreender você terá momentos de decisão diante de informações incertas. O erro é natural, mas também uma forma de aprendizagem", comentou. Sua mensagem inclui ainda a honestidade e gentileza como ferramenta de negociação. "Você só ganha quando os outros ganham. Fazer o bem faz bem para o seu negócio", enfatizou.

O evento teve também a participação da diretora da Perestroika, Michele Sanders.

Publicado quinta-feira, 27 de Junho de 2013 - 0h00