Setor de petróleo e gás faz mapeamento das competências industriais para fornecimento

Um mapeamento de empreendimentos com potencial para integrar a cadeia nacional de fornecimento do setor de petróleo e gás foi lançado nesta terça-feira (23). O estudo, que abrangerá 100 empresas das áreas metalmecânica, eletroeletrônica e de polímeros, busca conhecer os processos produtivos e identificar as competências tecnológicas de cada uma. "Às vezes, as indústrias já desenvolvem produtos para outros segmentos que podem ser aplicados ao de óleo e gás", afirmou o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás, Naval e Offshore da FIERGS, Marcus Coester.

Classificado de Mapeamento de Competências Industriais de Empresas para o Mercado de Petróleo & Gás, Naval e Offshore do Rio Grande do Sul, o estudo é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). "Esse levantamento é uma das principais metas do programa setorial RS Indústria Oceânica, que reúne as ações do governo do Estado para esse que é um dos setores estratégicos da Política Industrial gaúcha", disse o presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin.

De acordo com o superintendente da Organização Internacional da Indústria do Petróleo e Gás (Onip), Paulo Buarque Guimarães, a demanda por bens e serviços em Offshore chegará a US$ 360 bilhões até 2020. "Escala suficiente para desenvolver uma sólida cadeia produtiva de bens e serviços local", reforçou, destacando a importância da estruturação das empresas para atender às exigências do setor. Segundo o coordenador da área de Energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jorge Luis Ferreira Boeira, "as indústrias do Rio Grande do Sul estão preparadas para fazer parte da cadeia de fornecedores", afirmou Boeira.

Publicado quinta-feira, 25 de Abril de 2013 - 0h00