Sesi-RS premia três escolas municipais por melhor planejamento

Ao saudar as escolas vencedoras do Prêmio Planejamento de 2012 do Programa Consultoria para Educação de Qualidade do Sesi-RS, o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, destacou que "uma sociedade que pratica a Educação de Qualidade − do nível infantil ao adulto − terá trabalhadores e empresas que possam produzir riqueza e qualidade de vida, condições fundamentais para o Brasil enfrentar a competição das economias globalizadas". Müller entregou o prêmio à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do município de Portão, primeira colocada. A diretora Celanira da Graça Dias explicou que a Consultoria do Sesi possibilitou uma reavaliação do trabalho da escola. "Além disso, pudemos planejar metas e avaliar os resultados", disse ela. Celanira agradeceu o prêmio, lembrando que é um grande reconhecimento ao trabalho desenvolvido. "Estamos colhendo o que plantamos", afirmou. A escola ainda recebeu R$ 10 mil. A cerimônia de entrega do Prêmio Planejamento 2012 foi realizada na tarde desta segunda-feira, no Teatro do Sesi.

A segunda colocada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Sol Criança, de Santiago, que também recebeu R$ 8 mil, e o terceiro lugar foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Kern, de Portão, que anhou R$ 5 mil. Ainda receberam Menção Honrosa o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA), de Santa Cruz do Sul e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Oswin Franke, também de Portão. O diretor de Operações do Sesi, Juliano Colombo, que representou o diretor-superintendente Edison Lisboa, destacou que o papel do Sesi é ser um facilitador na área. "Um evento como esse também possibilita a troca de experiências, que é um caminho para o crescimento", ressaltou. As finalistas foram escolhidas dentre os participantes que realizaram o programa em 2011 e a avaliação foi baseada em critérios como envolvimento da comunidade, diagnóstico e plano de ação.

O prêmio integrou a V Mostra de Boas Práticas do Programa com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos este ano por escolas das cidades de Soledade, Tapera, Espumoso, Canela, Charqueadas, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, Gravataí, Taquara, Santa Maria, Maçambará, Tupanciretã, Cachoeirinha, Portão, Rio Grande, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Palmeira das Missões, Santiago, Candiota e Pinheiro Machado. O objetivo é disseminar práticas e ações que as escolas implementaram a partir dessa tecnologia social do Sesi-RS.

A Consultoria para Educação de Qualidade consiste na implantação de um programa que apoia as escolas participantes a desenvolverem práticas pedagógicas e de gestão focadas na melhoria da qualidade da educação. Incentiva a participação da comunidade escolar na reflexão/identificação dos seus principais problemas e potencialidades; no planejamento e busca de soluções; no acompanhamento e monitoramento dos processos e resultados e na procura permanente da melhoria dos indicadores de qualidade, tais como: IDEB; avaliações estaduais e federais de aprendizagem; índices de reprovação; índices de evasão. É desenvolvida por meio de capacitação direcionada aos gestores escolares, por meio de quatro encontros, com duração de 16 horas cada.

O projeto foi elaborado pelo Sesi-RS e já atingiu 1.734 escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Sul, alcançando 580 mil alunos e 35 mil professores, além da rede de escolas do Sesi do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Publicado segunda-feira, 3 de Dezembro de 2012 - 0h00