Indústrias apontam principais problemas no terceiro trimestre

As principais dificuldades enfrentadas pelas indústrias no terceiro trimestre do ano foram a elevada carga tributária e a competição acirrada de mercado, segundo resultado da Sondagem Industrial da FIERGS, divulgado nesta quarta-feira (31).

Entre as respostas de múltipla escolha, 64,6% das pequenas, médias e grandes empresas afirmaram que a carga tributária é o fator que mais impediu o avanço dos negócios de julho a setembro e 50,6% apontaram a forte disputa de mercado, maior percentual já alcançado. A terceira posição ficou com a escassez de demanda, com 31,72% das indicações.

A falta de trabalhador qualificado, quarto item mais assinalado (31,7%), também continua sendo um obstáculo para o setor industrial. A opinião é compartilhada por todos os portes de empresas, mas nas pequenas a situação tem importante impacto, conforme 44,4% das respostas destas. Já nas grandes corporações, o foco maior dos problemas é o elevado custo da matéria-prima (31%).

Quando é avaliada a expectativa de demanda para os próximos seis meses, os empresários permanecem acreditando numa melhora, no entanto estão menos confiantes. O percentual de otimistas caiu de 44,4% para 36,8%, em relação à pesquisa anterior.

Publicado quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 - 0h00