Conhecendo a Indústria chega a empresas de Dois Irmãos

Apresentar a realidade do setor fabril gaúcho a integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público é o objetivo do programa Conhecendo a Indústria. Criado pelo Sistema FIERGS, o projeto teve uma nova edição nesta quinta-feira (30). Os mais de 30 participantes, que incluíram procuradores, desembargadores, juízes, empresários, diretores da FIERGS, do CIERGS e de sindicatos empresariais, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina produtiva do Grupo Herval e da Calçados Wirth, ambas na cidade de Dois Irmãos.

A primeira parada foi no Grupo Herval, que atua na área industrial, de prestação de serviços e comércio. Os presentes conheceram a estrutura de fabricação de colchões, móveis e estofados. Com mais de 50 anos de atividades, o Grupo Herval emprega 5,2 mil pessoas no Rio Grande do Sul. "É com grande satisfação que apresentamos a nossa estrutura e esperamos ter suprido as expectativas", afirmou o diretor-presidente do Grupo e diretor do CIERGS, José Agnelo Seger, que recepcionou a comitiva.

Já na Wirth os presentes visitaram toda a linha de fabricação da matriz, que produz 7,5 mil pares diários de calçados de marca própria e para outras grifes. Metade dessa produção é destinada ao mercado interno e o restante para exportação. "O projeto é muito importante para que os representantes do Judiciário tenham a oportunidade de ver de perto a rotina interna das empresas", ressaltou o diretor da FIERGS e sócio-gerente da Wirth, Ricardo José Wirth.

Pela primeira vez no Conhecendo a Indústria, a procuradora do Estado Anastazia Nicolini Cordella relatou que a experiência possibilitou que tivesse uma nova visão do processo produtivo. "Esse projeto contribuirá no desempenho da minha atividade profissional. Ele possibilita que os participantes tomem decisões com muito mais propriedade", relatou.

O roteiro também incluiu ida ao Centro Tecnológico do Couro Senai, em Estância Velha. No local, foram apresentados a estrutura oferecida pela unidade − como o curtume-escola, considerado o maior do mundo − e os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de produto.

Representantes do setor industrial do Paraná, Bahia e Espírito Santo também integraram a comitiva e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o projeto. "Eu sabia da existência desse trabalho desenvolvido pela FIERGS, mas não tinha ideia da sua abrangência e profundidade. Fiquei bastante surpresa e, com certeza, vamos nos inspirar para criar algo nesse sentido no Paraná", afirmou a gerente-executiva do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Maringá, Rosângela Corrêa.

Publicado quinta-feira, 30 de Agosto de 2012 - 0h00