Você está aqui

Quatro projetos do Senai-RS participam de mostra nacional

A utilização do biogás gerado pelos curtumes para produção de energia, a quantificação da existência do gás sulfídrico nos curtumes, uma máquina que é programada por comando visual ou sonoro, podendo ser operada por pessoas com deficiência (PCD), e um serviço em que a pessoa pode escutar seus e-mails. Estes são os quatro projetos de alunos do Senai gaúcho que integrarão o Inova Senai, realizado de 14 a 17 de novembro, no Anhembi em São Paulo, paralelamente a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. A mostra contará com 50 projetos dos departamentos regionais de todo o Brasil.

Os projetos são:

O Estudo da Aplicação do Biogás Gerado em Curtumes no Ambiente Urbano é de autoria do aluno Clóvis Oliveiro Heiden da Cruz, com orientação da docente Janete Schneider do Centro Tecnológico do Couro Senai, de Estância Velha. O projeto forma o biogás proveniente do lodo resultado em estação de tratamento de efluentes de curtume, a partir de um modelo simplificado, e o utiliza para a geração de energia elétrica ou térmica. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável por meio do aproveitamento do gás das indústrias da área do couro.

O Estudo Quantitativo da Poluição Atmosférica em Curtumes, de Suélen Caroline de Souza de Lima, teve como orientadores os professores do CT Couro Senai Horst Mitteregger Júnior e Darlan Daniel Alves. O projeto busca identificar a existência de gás sulfídrico (H2S) e quantificá-la nos setores de produção e estações de tratamento das indústrias curtidoras de couro (curtumes), além das área de ribeira e dispersas. A partir dos resultados obtidos, propõem sugestões para a execução de medidas de controle deste poluente atmosférico no ambiente do trabalho do curtume e entorno.

O projeto IHM para Deficientes Visuais ou Auditivos é de autoria dos alunos João Berlese Oliveira Gindri Martins e Ellivelson Beltorti dos Santos, da Escola de Educação Profissional Senai Ney Damasceno Ferreira, de Gravataí, e teve como orientadores os professores Wesley Santos Cordeiro e Luciano Pacheco de Souza. Trata-se de uma fresadora industrial de três eixos automatizada com um comando por IHM (interface homem-máquina), com comunicação visual e sonora, que permite a operação por pessoas com deficiência - PCD (visuais ou auditivos). Esta máquina é destinada a operações de furação, fresagem ou corte. O trabalho busca contribuir com a geração de postos de trabalho para pessoas com deficiência.

O Voice Mail- Ligando para Sua Caixa de Correio, de Állan Prince Amorim Franco e Lucas da Silva Rosa, da Escola de Educação Profissional Senai Porto Alegre, teve orientação do docente Maurício Rodrigues Cerqueira. O projeto possibilita que o usuário telefone ao servidor e consulte seus e-mails, gerencie seu calendário e outras atividades, a partir de comandos de voz. Também permite que o usuário ligue para o servidor de e-mail e deixe uma mensagem de voz na caixa de e-mail do destinatário, sem precisar digitar nada.

Publicado quarta-feira, 15 de Agosto de 2012 - 0h00