Presidente da FIERGS destaca o potencial do agronegócio brasileiro durante a Fenarroz

Um território com mais de 850 milhões de hectares de terras, sendo apenas 50 milhões deles utilizados para a agricultura. Terra em abundância, 3.300 horas de sol por ano, e cerca de 20% das reservas de água doce do mundo. Esse é o cenário no qual o agronegócio brasileiro está inserido e foi destacado pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, durante a reunião-almoço Cacisc ao Meio-Dia, promovida pela Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul. "Ou seja, há espaço para incrementarmos ainda mais nossa agricultura e a agroindústria do País", afirmou o empresário no encontro, nesta quinta-feira, na 17ª Fenarroz, maior feira do setor orizícola da América Latina. Também ressaltou algumas melhorias imprescindíveis para o futuro do País, como as reformas política e previdenciária, e a simplificação tributária. "Não podemos esquecer a modernização das leis trabalhistas, a desburocratização e os investimentos em infraestrutura e logística", enumerou.

Müller lembrou as boas notícias trazidas para o setor orizícola durante a Fenarroz, com o convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga). O programa tem o objetivo de promover comercialmente o produto e seus derivados no mercado internacional e desenvolver a indústria desse segmento, com investimentos de R$ 2,6 milhões.

O roteiro na Fenarroz incluiu uma reunião empresarial do Vale do Rio Pardo, com a presença de representantes dos municípios de Venâncio Aires, Sobradinho, Rio Pardo, Candelária, Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, que abordaram assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e as prioridades das indústrias nessas localidades. Também foi tratado o projeto Indústria do Conhecimento, do Sesi-RS, que conta com bibliotecas projetadas para receber o trabalhador da indústria e seus dependentes, e terá uma unidade em Cachoeira do Sul.

À tarde, o presidente da FIERGS conheceu a estrutura da indústria metal-mecânica Screw, fabricante de peças para máquinas agrícolas, instalada no município.

Publicado quinta-feira, 24 de Maio de 2012 - 0h00