Franceses buscam investimentos no Brasil

Mais de 550 empresas francesas estão instaladas no Brasil, investindo uma cifra superior a US$ 2 bilhões. Das 40 maiores companhias daquele país europeu, 38 possuem filial em território brasileiro. Os dados foram apresentados pelo cônsul-geral da França em São Paulo, Sylvain Itté, que nesta quinta-feira participou do workshop Oportunidades de Negócios na Região da Alsácia-França, realizado na FIERGS. A Alsácia, cuja principal cidade é Strasbourg, faz fronteira com a Alemanha e a Suíça, e é responsável por 7% do total das exportações francesas. Produtos manufaturados representam 97% das vendas externas das indústrias daquela região.

Cientes da importância que a principal economia sul-americana representa atualmente, os franceses pretendem incrementar a participação do Brasil nesta relação comercial. Querem ver mais empresas brasileiras investindo na França. Por isso, workshops como o realizado pelos representantes da região da Alsácia fazem parte da estratégia para atrair novos parceiros. "O Brasil não é apenas mais um emergente, é uma das grandes economias mundiais. É preciso que as empresas brasileiras comecem a refletir sobre a capacidade de investimentos lá fora", ressaltou o cônsul-geral, que ao mesmo tempo admitiu uma nova postura para as nações europeias, diante da crise internacional. "A Europa tomou consciência de que tem de passar a um nível superior de integração com diferentes setores", afirmou.

Na Alsácia está localizada a Universidade de Strasbourg, a principal da França, com mais de 42 mil estudantes, cerca de 20% estrangeiros. É uma região de forte concentração em pesquisa e desenvolvimento. São inúmeros centros e uma destacada atuação, especialmente nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e-Mobility, indústria farmacêutica e tecnologia médica. No Brasil, a Alsácia Internacional − Agência de Desenvolvimento, possui um escritório de representação localizado em São Paulo.

O workshop foi promovido pelo Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, em parceria com MT Advogados Associados.

Publicado quinta-feira, 24 de Maio de 2012 - 0h00