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Valorização da cidadania e do meio ambiente marcam o Prêmio Sesi Construindo a Nação

Os projetos Mama-África: despertando nossa identidade negra (Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. José Flores Cruz, de Montenegro, em Educação Infantil), Educação Ambiental Amigos da Natureza (Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Aparecida, de Portão, em Ensino Fundamental) e Construindo a Cidadania (Colégio Marista Medianeira, de Erechim, em Ensino Médio), receberam na tarde desta quinta-feira (3) o Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Sesi-RS, integrante do Sistema FIERGS, CNI e Instituto de Cidadania Brasil. "O conteúdo dos projetos demonstra que vocês são jovens conscientes de que praticar a responsabilidade social faz parte do processo de aprendizado", destacou o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. "Apesar do tempo exigido pelas aulas e trabalhos escolares, vocês encontraram e exercitaram a motivação necessária para ajudar na construção de uma Nação desenvolvida e justa. Uma Nação de oportunidades para todos. Esse é o Brasil que queremos", concluiu.

A distinção tem como objetivo estimular iniciativas de cidadania com a participação de estudantes da rede pública e privada. A proposta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. O diretor-superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa, salientou que os projetos são um aprendizado além da sala de aula. "São exemplos que ajudam o País a se desenvolver", ressaltou.

Nesta edição participaram 33 escolas do Rio Grande do Sul, envolvendo 3.610 alunos. Ao final do evento, o Senai-RS concedeu bolsas de estudos aos projetos premiados em 1º lugar.

Os vencedores

O projeto "Mama-África - despertando nossa identidade negra", vencedor na Educação Infantil, teve como objetivo reconhecer as raízes africanas do Brasil, privilegiando a questão da identidade e do respeito à diversidade, além do enriquecimento histórico-cultural. A escola de Montenegro realizou atividades nas turmas do berçário à pré-escola como teatro, oficina de boneca de linha, pintura de tecidos, tranças rastafári em bonecas e colegas, oficina de dança, entre outros.

Na categoria Ensino Fundamental, a Escola Municipal Vila Aparecida, de Portão, foi premiada por uma proposta que desenvolve desde 1998. "Amigos da Natureza" busca despertar maior sensibilização e conscientização com relação a questões ambientais por meio de ações práticas diárias na escola. Destacam-se algumas experiências realizadas: plantio de mudas nos jardins das casas, cuidado da limpeza e do ambiente, passeio ciclístico, caminhada com desfile, pedágio com panfletagem e dicas ecológicas e distribuição de mudas de plantas feitas pelos alunos, assim como práticas de alimentação saudável, oferta de flores a moradores locais, leitura em família e declamação de poesias e poemas nas casas da comunidade.

Na categoria Ensino Médio, o Colégio Marista Medianeira, de Erechim, foi o vencedor com o Construindo a Cidadania. O projeto teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre as formas participativas no campo político, conhecendo de perto o trabalho do Legislativo e do Orçamento Participativo, suas ações e contribuições para a comunidade e ainda, como forma de prepará-los, enquanto eleitores, para o desenvolvimento consciente da cidadania. Os alunos estudaram o tema "democracia" com a participação dos alunos nas sessões da Câmara de Vereadores de Erechim, entrevistas e aplicação de um questionário aos vereadores e à coordenação e delegados do Orçamento Participativo municipal. Ao final do projeto, os estudantes socializaram com os colegas das séries finais do Ensino Fundamental, além da divulgação no site da escola e produção de artigos em jornais locais.

Publicado sexta-feira, 4 de Maio de 2012 - 0h00