Mercado interno aquecido traz otimismo moderado aos industriais

A aposta no mercado doméstico aquecido é a resposta para o otimismo moderado dos empresários com relação à demanda para os próximos seis meses, conforme resultado da Sondagem Industrial, que atingiu 60,2 pontos no item de expectativas futuras. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, "as medidas do governo para estimular o consumo interno e, com isso, a provável expansão das vendas no setor produtivo, projetam uma recuperação gradual do nível de atividade". O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

Para 47,5% dos entrevistados, a demanda deverá aumentar, enquanto apenas 11,5% acreditam numa desaceleração. Os demais (41%) esperam a continuidade dos atuais níveis. No entanto, lembrou Müller, tradicionalmente a expectativa é elevada no primeiro trimestre, sendo a atual a menor dos últimos três anos no mês de março.

Com a projeção de um possível avanço da demanda, o indicador de emprego e compra de matéria-prima chegou a 54,5 pontos e 58,2 pontos, respectivamente. Já o mercado internacional retraído e o câmbio valorizado continuam afetando as expectativas futuras com as exportações. Por conta destes fatores, a maioria dos empresários não aposta em uma melhora no curto prazo (49,2 pontos) nas vendas externas.

Em relação ao momento atual, pelo quarto mês consecutivo, a indústria operou com a Utilização da Capacidade Instalada (grau médio de 70,9%) abaixo do usual (43 pontos), apontando forte ociosidade no parque industrial. Os estoques continuam sendo considerados excessivos (53 pontos), principalmente nas grandes empresas, e o emprego se manteve estável (50,4 pontos) em fevereiro.

Expectativas das indústrias para os próximos seis meses:

Demanda (60,2 pontos) − Aumento

Emprego (54,5 pontos) − Aumento