Você está aqui

Senai-RS investe em tecnologia e inovação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) terá em 2012 um foco especial em tecnologia e inovação. Os Centros Tecnológicos de Mecânica de Precisão (Cetemp) e de Polímeros (Cetepo) serão Institutos Senai de Inovação e servirão de apoio para empresas de todo o Brasil. Esta mudança integra o Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. As demais unidades do Senai serão Institutos de Tecnologia e Centros de Formação Profissional. As modificações deverão estar encerradas ao final de 2014. "A reestruturação do Senai-RS já começou e sempre buscando atender às demandas da indústria da melhor forma possível", enfatizou o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa. Ele destaca ainda o trabalho que vem sendo feito na formação profissional: "Para 2012 a expectativa é de que o Pronatec tenha grande expressão", acrescentou.

Em 2011, o Senai registrou, até novembro, 127 mil matrículas e 15,2 mil atendimentos em Serviços Técnicos e Tecnológicos. Para o próximo ano, a meta é atingir 152 mil matrículas e 15,8 mil atendimentos. "Este foi um ano de muitos feitos do Senai, como a aprovação no 7º Edital Sesi e Senai de Inovação de 18 projetos do Rio Grande do Sul, sendo o Estado com mais trabalhos aprovados", salienta Zortéa. Na área de Serviços Tecnológicos, também se pode destacar a acreditação do Senai pelo Inmetro como produtor de material de referência e como provedor de ensaios de proficiência. O convênio com a Finep para o Medicloud − sistema de telemedicina baseado em software como serviço, foi outro ponto forte no ano. Em Desenvolvimento Educacional, a medalha de ouro em Mecatrônica no Worldskills em Londres teve grande repercussão. Os dois alunos vencedores, Maicon Pasin e Christian Alessi, já estão trabalhando na instituição.

Na área de Educação Profissional, houve o reconhecimento do curso superior de Sistemas de Telecomunicações pelo Ministério da Educação e a habilitação dos dois primeiros Centros de Exames para Certificação de Pessoas, no CEP Senai de Soldagem Cypriano Micheletto profissionais que realizam soldagem em tubos e conexões de polietileno e da Escola de Educação Profissional Senai Nilo Bettanin nos perfis de Instalador Convertedor e Mantenedor de Aparelhos a Gás (NBR 15902), Instalador Predial e de Manutenção de Tubulações de Gás (NBR 15903) e Operador de Medidores de Gás (NBR 15904).

Em Projetos Especiais, mais de 6,7 mil jovens em situação de vulnerabilidade social foram capacitados, além de parceria com a Susepe para capacitação de apenados e com o Sinduscon-RS para qualificação de homens e mulheres. O Senai ainda recebeu cinco troféus prata, cinco bronze e 23 medalhas de bronze no Prêmio Qualidade RS 2011 do PGQP.

Publicado sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011 - 0h00