Qualidade de vida e ensino são palavras de ordem do Sesi

A educação de uma forma abrangente, da formal até a continuada, alcançando o trabalhador da indústria e seus dependentes. Este é um dos lemas do Sesi-RS em 2012. "Não apenas as disciplinas que são ofertadas na escola, e que são trabalhadas pelo Sesi, mas também línguas, inclusão digital, saúde e segurança no trabalho, temas que serão levados para toda a vida", explica o superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa. "Vamos dar sequência às parcerias com prefeituras, melhorando os índices de performance da educação pública, por meio da Consultoria por uma Educação de Qualidade", conta. Outro objetivo da instituição é promover a qualidade de vida do trabalhador pela saúde, pelo lazer e estímulo à responsabilidade social empresarial. "Seja em normas regimentais, seja em programas que levem o trabalhador a um estilo de vida mais saudável", salienta. Lisboa falou ainda da continuidade da melhoria da infraestrutura do Sesi em cidades onde a indústria está mais representada e também dentro das próprias empresas.

Em 2011, o Sesi gaúcho alcançou 193 mil matrículas em Educação Básica e Continuada. Deste total, foram 3,7 mil em Educação de Jovens e Adultos e 3,2 mil em infantil e infanto-juvenil. Inclusão digital teve 15 mil matrículas e idiomas, 5 mil. Cursos em Responsabilidade Social Empresarial chegou a 23,4 mil, educação continuada biblioteca, 13,9 mil, palestras de álcool e drogas, 6,1 mil, palestras em saúde, 35 mil, e atleta do futuro, 11,9 mil. A Consultoria para Educação de Qualidade atingiu 361 escolas municipais de 14 cidades, envolvendo 7,8 mil professores e 90, 4 mil alunos. A expectativa em 2012 é de chegar a 206 mil matrículas.

A Saúde teve suas principais realizações em Saúde e Segurança no Trabalho, com 694 mil atendimentos e na Odontologia, com 633 mil. Também mereceu destaque a vacinação contra a gripe, que beneficiou 51,7 mil trabalhadores de 433 indústrias e o Programa Sesi Ginástica na Empresa, que atendeu diariamente 27,3 mil trabalhadores em 75 empresas. Para 2012, o Sesi pretende ampliar e manter as atividades na área.

Foram 2,1 milhões de atendimentos em 2011 na área de Lazer, sendo 1 milhão no esporte, 357 mil na cultura e 694 mil em lazer. Os destaques são os jogos do Sesi e a Olimpíada Estadual, o Atleta do Futuro e o Sesi Corrida de Rua. Na Cultura, o Sesi Arte e Cultura, o Crescendo com Arte, o Sesi Catedrais e as oficinas culturais foram pontos importantes. O Sesi Música, o Salão de Artes Visuais e a ópera La Serva Padrona também chamaram atenção. Outros fatos relevantes foram os nove eventos de Lazer Inclusivo, que atingiu 1,5 mil pessoas, de oito cidades.

A área de Responsabilidade Social teve o lançamento do Projeto ViraVida no Rio Grande do Sul, que em 2012 deverá começar o atendimento de 300 jovens, vítimas de exploração sexual. Contou ainda com a mobilização das comunidades, por meio de encontros municipais e do seminário estadual Crack não Condene a Sua Vida, para a prevenção ao uso de drogas, além da implantação da metodologia de Prevenção ao Uso de Drogas em 35 empresas de pequeno porte e da apresentação deste projeto na Câmara Federal. A Mostra de Responsabilidade Social, durante a Ação Global, também teve grande repercussão. Além disso, as iniciativas do Cozinha Brasil, Ação Global, Dia Nacional da Construção Social e o Esporte e Cidadania mereceram destaque em 2011.

Publicado sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011 - 0h00