Simplificação tributária é prioridade para 2012

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, anunciou que a entidade vai realizar um amplo e profundo estudo sobre a tributação brasileira, abrangendo a carga de taxas e impostos somada "ao emaranhado de processos burocráticos exigidos das empresas e dos cidadãos no recolhimento dos tributos". A proposta é resultado da recente pesquisa de opinião encomendada pela entidade com o objetivo de avaliar a percepção da sociedade gaúcha sobre a tributação vigente.

"A pesquisa mostra a confusão de tributos e a posição claramente majoritária da população de que a carga de impostos é excessiva e mal investida", disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacando que 93% dos entrevistados entendem que o governo utiliza mal os recursos arrecadados e 83,7% acham que elevar as taxas não irá reverter em melhorias dos serviços públicos.

A simplificação tributária, segundo Müller, deve ser prioridade nas medidas que forem implementadas, visando proteger o Brasil dos efeitos da crise internacional no próximo ano. "O custo da burocracia eleva ainda mais a carga tributária no País, reduzindo a nossa competitividade e se refletindo nos preços dos produtos", disse, ressaltando que o consumidor ainda enfrenta a burocracia embutida nos custos dos produtos. "Na prática, pagamos duas vezes, pois além do valor do tributo recolhido, o contribuinte ainda é onerado pelo custo burocrático da apuração do valor desse recolhimento", afirmou o industrial.

Para investir em melhorias nos serviços oferecidos pelo Estado, 65% disseram que o governo deve realocar recursos, seguido de redução dos gastos (39,4%) e da burocracia (31,7%). A pesquisa revelou ainda o desconhecimento sobre quais impostos vão para o Estado, município e governo federal.

Sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Executivo para a expansão de empresas gaúchas, 55,3% opinaram que são importantes para gerar empregos. Como última pergunta, o respondente deveria indicar os três desafios do Brasil hoje, aparecendo em primeiro lugar os investimentos em saúde, seguido de acabar com a corrupção.

Realizada pelo Instituto Methodus, a pesquisa contemplou 25 municípios do Estado, aplicando 1.500 questionários respondidos por maiores de 16 anos, de todos os níveis de escolaridade, com trabalho de campo ao final da primeira quinzena de novembro.

Publicado segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011 - 0h00