Presidente da FIERGS recebe prêmio nacional pelo apoio à avicultura

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, recebeu o Troféu Mérito Lauriston Von Schmidt, pelos serviços prestados no campo empresarial à avicultura, que movimenta 1,5% do PIB nacional e gera 4,5 milhões de empregos diretos e indiretos. A homenagem, entregue pelo presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, ocorreu nesta terça-feira (25), durante a solenidade de abertura do 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, em São Paulo. A cerimônia contou também com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer; do presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia; e da presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu.

A distinção é dada pela União Brasileira da Avicultura e leva o nome de Lauriston Von Schmidt, um dos criadores da antiga Uba, fundada em 1963, e atual Ubabef. Heitor José Müller começou sua trajetória industrial pela avicultura, através do Grupo Frangosul, do qual foi um dos sócios-fundadores na década de 70. Participou da implantação, em 1990, da Agrogen S.A., focada em genética avícola, e agora integra o seu Conselho de Administração. Em 2000, nesse mesmo segmento de produção animal, criou a Novagro Granja Avícola S.A., também na cidade de Montenegro.

Na área sindical e no associativismo, presidiu a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), de 1988 a 1994, e fundou o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Rio Grande do Sul (Sipargs), sendo presidente desde a sua fundação, em 1992, até 2008. Liderou ainda a União Brasileira de Avicultura, com sede em Brasília, de 1993 a 1997.

Bacharel em Direito e Técnico em Contabilidade, o presidente da FIERGS integra atualmente a diretoria da Ubabef, além de ser delegado representante do Sipargs e diretor da Asgav. Müller é sócio-fundador da Deltapar Investimentos S.A., empresa holding, fundada em 2002, com sede em Montenegro, e diretor-presidente da Fundimisa − Fundição e Usinagem Ltda, em Santo Ângelo.

Publicado Terça-feira, 25 de Outubro de 2011 - 0h00