Você está aqui

Senai-RS é ouro em mecatrônica no Torneio Mundial de Formação Profissional

O Brasil foi o segundo colocado no WorldSkills 2011, o maior torneio de formação profissional do mundo, atrás apenas da Coreia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Singapura e outros países desenvolvidos. Maicon Pasin e Christian Alessi, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Senai, de Caxias do Sul, receberam medalha de ouro na ocupação Mecatrônica, além de ganharem a distinção Albert Vidal da organização do Worldskills 2011 como melhor pontuação dentro da delegação brasileira. Os competidores brasileiros, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ganharam seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais dez certificados de excelência. O resultado da 41ª edição do WorldSkills foi anunciado neste domingo, 9 de outubro, em Londres.

Os treinadores do Senai gaúcho Adriano Cenci (joalheria) e João Olegário de Oliveira Souza (eletrônica industrial) também tiveram seus alunos premiados com a medalha de ouro. Além destas ocupações, o Brasil foi primeiro em desenho mecânico em CAD, mecânica de refrigeração e webdesign. Ganharam medalhas de prata os competidores de polimecânica, tecnologia da informação e design gráfico. O bronze ficou para as ocupações de fresagem CNC e soldagem. Essa é a segunda vez que o País fica em segundo lugar no WorldSlkills. A primeira, aconteceu em 2007, quando o torneio foi realizado no Japão.

Os estudantes que representaram o Brasil no WorldSkills estão entre os melhores do mundo em sua profissão. Para premiar o talento e o esforço de cada um, o Senai oferecerá aos competidores brasileiros emprego como instrutor, bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior.

Neste ano, 28 estudantes representaram o Brasil no WorldSkills, que competiram em 25 ocupações. Dos 28, 23 são do Senai e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Realizadas de 5 a 8 de outubro no centro de convenções e exposições, ExCel, em Londres, a 41ª edição do WorldSkills reuniu 944 competidores, que são estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O evento recebeu mais de 150 mil visitantes. O próximo WorldSkills será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.

Os vencedores de 2011

Medalha de ouro

Guilherme Augusto Franco de Souza − desenho mecânico em CAD − Senai-SP

Gabriel D‘Espindula − eletrônica industrial − Senai-PR

Willian Ramon de Souza − mecânica de refrigeração − Senai-DF

Christian Alessi e Maicon Carlos Pasin − mecatrônica −Senai-RS

Natã Miccael Barbosa − webdesing − Senai-SC

Rodrigo Ferreira da Silva − joalheria − Senai-RJ

Medalha de prata

Guilherme de Souza Vieira − design gráfico − Senai-SP

Rodrigo da Silva Panifer − polimecânica − Senai-SP

Paolo Haji de Carvalho Bueno − tecnologia da informação- Senai-SP

Medalha de bronze

Thiago Guilherme de Carvalho − fresagem CNC − Senai-MG

Lucas Landriny Filgueira − soldagem − Senai-RN

Publicado segunda-feira, 10 de Outubro de 2011 - 0h00