Você está aqui

Senai-RS inaugura novas instalações em Lajeado

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, inaugurou na manhã desta segunda-feira (22) as novas instalações das oficinas de eletroeletrônica do Centro de Educação Profissional Senai Lajeado. Com o espaço, a unidade poderá capacitar 50% a mais dos 2,5 mil profissionais preparados por ano na escola, além de atender à crescente demanda das indústrias da região. "Ou seja, 3.750 pessoas passarão por aqui agregando novos valores às suas vidas", destacou . "A inquietação própria do empreendedor desta região, de enfrentar os desafios com transpiração e eficiência, acompanha o mesmo caráter indócil do rio Taquari, indutor do progresso do Vale que vem desde os tempos imperiais e se mantém até hoje", lembrou Müller. "Neste cenário, em que impera o trabalho, uma herança dos colonizadores açorianos, alemães e italianos, o Sistema FIERGS está presente pela decisão estratégica de investir neste Centro de Educação Profissional Senai", afirmou.

O novo espaço tem 408 m² distribuídos entre uma oficina de eletricidade predial, uma de eletricidade industrial, duas salas de aula e um laboratório de eletrônica. No local são atendidos os cursos de Instalações Elétricas Industriais, Instalações Elétricas Prediais, Automação Industrial, Eletrotécnica Básica, Eletrônica Básica e Inversores de Frequência. O diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, salientou ainda que a unidade conta com 24 turmas de aprendizagem e 300 horas de serviços técnicos operacionais. "O Senai trabalha há quase 70 anos com o ideal de formar não só profissionais, mas também cidadãos", disse. Atualmente o Centro de Educação Profissional Senai Lajeado trabalha com cursos nas modalidades de Aprendizagem Industrial, Iniciação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e Qualificação Profissional, nas áreas de Gestão, Mecânica Industrial, Eletroeletrônica, Confeccionador de Calçados, Segurança do Trabalho, Construção Civil, Alimentação e Eletricidade Automotiva.

A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, também destacou o papel do Senai e da Educação. "Os países que emergiram, o fizeram porque investiram em educação. O Senai é um local para se aperfeiçoar e crescer. Eu acredito que com instituições como o Senai, que também tem a educação como prioridade, alcançamos uma profissionalização de qualidade e o desenvolvimento econômico e social que todos almejamos", enfatizou.

A comitiva da FIERGS, liderada pelo presidente Heitor José Müller, também visitou a Bebidas Fruki, onde foi recebida pelo diretor do CIERGS e diretor-presidente da empresa, Nelson Eggers.

Publicado segunda-feira, 22 de Agosto de 2011 - 0h00