Embaixadores de oito países conhecem a economia do Rio Grande do Sul

Uma comitiva de embaixadores de oito países esteve na FIERGS na manhã de sexta-feira (12) para conhecer detalhes da economia do Rio Grande do Sul. Os diplomatas de Barbados, Filipinas, Tailândia, Malásia, Nova Zelândia, Índia, Myanmar e Indonésia foram recepcionados pelo presidente da entidade, Heitor José Müller, e depois participaram de uma reunião organizada pelo Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex) da Federação das Indústrias.

Juntos, em 2010, estes países importaram do Rio Grande do Sul US$ 417,2 milhões e venderam ao Estado US$ 240,4 milhões. Os principais produtos enviados pelos gaúchos foram soja e tabaco. Já as compras locais foram de artigos de borracha e máquinas e implementos agrícolas. "Mesmo não possuindo uma grande corrente comercial conosco, estes países são considerados excelentes mercados, com grandes oportunidades para praticamente todos os setores industriais do nosso Estado", disse o coordenador do Concex, Cezar Müller.

Para o diretor da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Somchai Ansuj, este tipo de reunião gera oportunidades muito valiosas para conhecimento de detalhes de diferentes mercados. "A proposta é descobrir o que nós podemos fazer juntos e como podemos tornar projetos realidade", comentou.

O embaixador da Tailândia, Chakarin Chayabongse, enfatizou que seu país está em busca de locais para investimentos e o Rio Grande do Sul tem um ambiente de negócios atraente. No caso dos produtos gaúchos que interessam ao país asiático, ele citou o agronegócio. "Este Estado tem muito conhecimento e qualidade. Os itens de origem animal e agrícola são reconhecidos mundialmente e é justamente nesta área que está um dos maiores interesses da Tailândia", ressaltou.

Publicado sexta-feira, 12 de Agosto de 2011 - 0h00