Você está aqui

Banco de Alimentos da Região do Calçado é inaugurado em Novo Hamburgo

Foi inaugurado na segunda-feira (20), em Novo Hamburgo, o Banco de Alimentos da Região do Calçado, que, além da cidade-sede, vai atender os municípios de Campo Bom, Sapiranga e Estância Velha. Esta é a 16ª unidade da Rede de Banco de Alimentos, organizada pela Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, uma iniciativa do Sistema FIERGS. "Os Bancos já atendem 667 instituições de 20 municípios, distribuindo, mensalmente, 360 toneladas de alimentos. E com certeza, esta região calçadista vai conseguir colaborar muito para que a solidariedade e a transformação do desperdício em benefício social aconteçam de forma cada vez mais intensa no nosso Estado e no Brasil", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

Para o coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Buneder, o modelo de um banco regional, como o implantado com sucesso em São Leopoldo, atendendo também as cidades de Sapucaia do Sul e Portão, certamente terá êxito na Região do Calçado. "Nós trabalharemos com uma estrutura baseada em vice-presidentes municipais. Assim, todas as cidades terão seus representantes na administração e poderão ser atendidas de forma igual", garante.

O Banco de Alimentos é uma organização que atua como um gerenciador de desperdícios, administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes. As entidades (creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras) também recebem treinamento de segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos. Em Novo Hamburgo, uma parceria já foi estabelecida com a Feevale para organização deste trabalho. "Nossa cidade e nossa região certamente saberão aproveitar esta oportunidade e fazer com que este Banco de Alimentos ajude a alimentar a cidadania em nossos municípios de uma maneira definitiva e não transitória", ressaltou o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann.

O presidente da diretoria executiva do Banco de Alimentos da Região do Calçado, Antônio Zarth, ficou entusiasmado com a receptividade da ideia junto da comunidade. "Trabalharemos em conjunto, como uma equipe, porque queremos vencer o desafio contra a fome. O primeiro passo foi a instalação do Banco. Agora, o trabalho é fazê-lo funcionar e crescer cada vez mais", enfatizou.

Publicado segunda-feira, 20 de Junho de 2011 - 0h00