Intercâmbio entre França e Brasil amplia pesquisas e negócios

A sétima edição do Programa Franco-Brasileiro de Intercâmbio de Estudantes na Área de Engenharia (Brafitec) reuniu na sexta-feira, na sede da FIERGS, pesquisadores e empresários. "Este intercâmbio surge como uma oportunidade de difusão de conhecimento, de parcerias e de negócios entre empresas e universidades francesas, brasileiras e gaúchas. A experiência pode ampliar a base de empresas inovadoras", afirmou o vice-presidente da FIERGS, Carlos Geyer, na abertura do encontro, organizado com apoio do Conselho de Inovação e Tecnologia da entidade.

Para o cônsul-geral da França em São Paulo, Sylvain Ittê, o Brafitec é um importante indutor de ações inovadoras para as empresas conquistarem mercado e para os jovens ampliarem a sua formação profissional. Ittê disse que a iniciativa também tem como objetivo ampliar as relações econômicas entre os dois países. "Cerca de 30 empresas brasileiras atuam na França, enquanto 450 francesas estão no Brasil. Existe muito espaço para que esses números fiquem mais próximos", salientou o diplomata.

No evento ocorreu a assinatura de um protocolo de cooperação entre a FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a promoção e realização de estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse comum das comunidades acadêmica e empresarial.

Publicado sexta-feira, 27 de Maio de 2011 - 0h00