Heitor José Müller é eleito presidente do Sistema FIERGS/CIERGS

Em votação realizada ao longo desta terça-feira (17), o industrial Heitor José Müller foi eleito para a Presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS). As eleições, em chapas únicas, ocorreram na sede das entidades, em Porto Alegre.

A eleição para a FIERGS teve a presença de representantes de 92 sindicatos, dos 112 filiados. Já a assembleia eleitoral do CIERGS contou com a participação de 120 indústrias associadas, que elegeram a chapa encabeçada por Müller por unanimidade. A cerimônia de posse da nova gestão ocorrerá em julho.

Ao abrir a coletiva de imprensa realizada após o pleito, o presidente do Sistema FIERGS/CIERGS, Paulo Tigre, destacou a importância de Heitor José Müller à frente das entidades a partir de julho. "É um dia muito especial com a eleição de um companheiro com grande experiência na área empresarial e uma ampla vivência na FIERGS e no CIERGS, por ter participado da direção e de diversos conselhos", afirmou Tigre.

O presidente eleito disse que dará continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelas atuais diretorias com o apoio dos industriais que compõem as chapas das entidades para fortalecer toda a economia do Rio Grande do Sul. Entre as diretrizes que deverão nortear sua gestão citou ações para garantir o fortalecimento do setor produtivo gaúcho, tais como ampliação do Fundopem, condições tributárias igualitárias entre os Estados, melhor infraestrutura e juros menores. "É o mercado que determina o preço do produto, por isso precisamos resolver as questões que impactam nos custos", disse, destacando que o salário mínimo regional vem desequilibrando a competitividade gaúcha.

Natural de Tupandi, antigo distrito de Montenegro, Heitor José Müller é técnico em Contabilidade e bacharel em Direito. Atualmente é vice-presidente da FIERGS, onde integra as diretorias desde 1989. Já presidiu a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e a União Brasileira de Avicultura (UBA) − atual Ubabef − com sede em Brasília. Idealizador e fundador do Sindicato das indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs), foi presidente desde a sua fundação em 1992 até 2008 e um dos sócios-fundadores da Frangosul na década de 70. Atualmente, é presidente da Deltapar Investimentos S.A., empresa holding que adquiriu, em 2004, uma fundição em Santo Ângelo, criando a Fundimisa, onde é diretor-presidente. É fundador da Novagro Granja Avícola S.A., também em Montenegro, e integra o Conselho de Administração da Agrogen, na área de multiplicação genética avícola.

Publicado Terça-feira, 17 de Maio de 2011 - 0h00