Cerimônia de abertura da BITS destaca Brasil no cenário mundial de TIC

O primeiro dia da Business IT South América teve seu momento especial na noite de terça-feira (10), quando a Hannover Fairs Sulamerica e o Centro e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS/FIERGS), organizadores do evento, reuniram expositores e convidados na cerimônia de abertura da primeira edição realizada na América Latina, com a chancela da alemã CeBIT.

Em seu discurso, o vice-presidente sênior da Deutsche Messe, Wolfgang Lenarz, abordou a relevância do Brasil para as empresas do setor de TIC na América Latina e o trabalho de várias frentes para realizar a feira em Porto Alegre. "Em sua primeira edição, a BITS já reúne 215 empresas, de 20 países", comentou referindo-se ao sucesso da estreia de um evento CeBIT no País. Lenarz falou também sobre o nível de desenvolvimento do setor no mundo e apontou o Brasil como um dos responsáveis por este cenário.

O vice-presidente da FIERGS, Humberto Busnello, representando o presidente da entidade, Paulo Tigre, destacou a importância do evento para o setor no País. "Aqui, somos testemunhas privilegiadas do encontro da atualidade em tecnologia da informação com o seu futuro", disse. Segundo ele, a BITS vai além de uma feira tradicional, pois reúne debates, palestras e rodadas de negócios. "Os avanços em mobilidade; as redes de telecomunicações; a convergência trazida pelos novos produtos; as soluções corporativas e de serviços ao setor público são alguns dos temas da pauta em discussão", afirmou.

De acordo com Busnello, a tecnologia da informação amplia a capacidade de gerenciar a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes nas organizações. "Esses sistemas, agregando infraestrutura tecnológica e os mais modernos meios de telecomunicações, estão determinando novos perfis de modelos de gestão, de produção e de serviços", salientou.

Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, relatou que houve um grande esforço e planejamento para a concretização da BITS. Segundo ele, foi resultado de um trabalho de longo prazo, que reuniu, além da Deutsche Messe, do CIERGS e da FIERGS, entidades do setor, autoridades governamentais do Estado e do município, a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores.

Publicado Terça-feira, 10 de Maio de 2011 - 0h00