Você está aqui

Tecnologia

Centro de Eventos FIERGS lança estúdio para eventos híbridos por streaming

O Centro de Eventos FIERGS acaba de lançar o Estúdio F – Plataforma de Streaming e Conteúdo, um dos primeiros espaços instalado dentro de um centro de eventos no Brasil e equipado para a transmissão pela Internet de eventos corporativos. Ele está numa área de 300 metros quadrados, com pé direito de 3,3 metros, tela de LED curva com 34 metros quadrados, iluminação, sonorização, além de todos os equipamentos e técnicos de vídeo e streaming necessários.

Senai inicia novo curso de cibersegurança

Na última semana iniciou mais uma turma do curso Hiper Realista de Segurança Cibernética, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS). O curso tem como objetivo atender às necessidades, do mundo do trabalho, por profissionais qualificados na área de Segurança da Informação. Com 40h, as aulas ocorrem aos sábados e durante as aulas presenciais é usado o Simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernética (Simoc Cyber Range), desenvolvido pela Ruston em colaboração com o Exército brasileiro e escola CCOMGEX/CIGE (Centro de Instrução de Guerra Eletrônica).

Trabalho coletivo garante conquista internacional para a Escola Sesi de Montenegro em festival de robótica

Trabalhando juntos, em diferentes frentes, um grupo de alunos do Ensino Médio da Escola Sesi Heitor José Müller, de Montenegro, conquistou um objetivo em comum: a premiação em uma competição internacional de robótica. O feito foi protagonizado pela Equipe MonT, que levou o Prêmio Quality Award no Festival Sesi de Robótica Off-Season Brasil 2023, ocorrido no Rio de Janeiro entre os dias de 2 e 5 de agosto. Para além da honraria, fica o aprendizado do trabalho coletivo que possibilitou o êxito na competição. Bem como a criação de um legado deixado aos estudantes da escola.

Evento da FIERGS destaca importância da formação de professores para apropriação das tecnologias digitais

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) realizou, nesta quarta-feira (9), o segundo encontro do 1º Ciclo de Debates sobre Educação, Inovação e Trabalho, organizado pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da entidade. Empresários, educadores e gestores públicos trataram do tema em encontro no Instituto de Formação de Professores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), em Porto Alegre, e discutiram os desafios e as oportunidades da tecnologia e da inovação na construção de uma educação transformadora.

Estudantes do Rio Grande do Sul vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro

Estudantes de Porto Alegre, Gravataí, Novo Hamburgo, Montenegro e São Leopoldo vão embarcar para o Rio de Janeiro em agosto para competir no Festival Sesi de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital do Rio de Janeiro.

Seminário de Telecomunicações discute a revolução tecnológica a partir do 5G

5G: uma revolução tecnológica será o tema do XVI Seminário de Telecomunicações, que ocorre em 8 de novembro, das 13h30min às 17h, com transmissão on-line. Estarão em discussão neste ano os benefícios e oportunidades para a indústria por meio do 5G, Metaverso, IoT e Real Digital. A promoção é da FIERGS, por meio do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

FIERGS promove o Impulsionando a Indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul realiza, em maio, quatro eventos gratuitos voltados a pequenas e médias empresas, dentro da programação Impulsionando a Indústria 2022. São lives transmitidas pela TV FIERGS e a primeira delas ocorreu na quinta-feira, com o tema Transformação Digital e a participação da vice-presidente de Design Digital e Inovação da ilegra, Caroline Capitani; e do presidente da Cervejaria Salva e da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), João Giovanella.