Hannover destaca vantagens da eficiência energética para indústria

Um grupo de 115 empresários brasileiros liderados pela FIERGS participou, entre segunda-feira e sexta-feira desta semana, da Feira Industrial de Hannover 2011, na Alemanha. A missão, articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), contou com 77 representantes gaúchos. O evento, o maior do mundo do segmento industrial, teve como foco a interação inteligente de processos, custos e eficiência dos recursos em diferentes áreas.

A busca de alternativas para a energia nuclear foi o destaque da abertura oficial da feira, realizada com a presença da chanceler alemã Angela Merkel e do primeiro-ministro da França, país-parceiro este ano, François Fillon. A chefe de governo defendeu em seu discurso a moratória nuclear de três meses estipulada pela Alemanha para inspecionar a segurança de seus reatores, considerando os acontecimentos recentes no Japão e defendeu uma rápida desativação das usinas atômicas e a expansão do uso de fontes de energia alternativa. Tecnologia energética e a sua melhor eficiência nos processos industriais foram os temas centrais da Feira Industrial de Hannover deste ano, e que reuniu mais de 6,5 mil expositores, de 65 países.

Participante da missão empresarial na Alemanha, o vice-presidente da FIERGS Gilberto Petry destacou o conceito da eficiência energética por parte da indústria apresentado na feira. "Temos que ter parcimônia no uso, não adianta querermos cada vez mais utilizar alto consumo de energia. No futuro, forçosamente, teremos que reduzir", observou. Por isso, Hannover se torna o local apropriado para que os empresários tomem contato com as novas tecnologias disponíveis no segmento. Na avaliação de Petry, a vinda a Hannover constitui um aprendizado importante para os brasileiros. "A indústria alemã é a melhor do mundo e procura apresentar na feira o que há de mais recente em avanços tecnológicos", elogiou ele, que completou 15 participações na feira. A missão ocorreu no âmbito do Programa Al-Invest IV, financiado pela Comissão Européia.

Dos gaúchos presentes, 23 foram levados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no RS. "É importante o apoio do Sebrae para que o pequeno e o microempresario tenham um acesso a uma feira da importância da Hannover", destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

A Diretora comercial da Bielog Commercial, de Porto Alegre, Magali Antonini considerou a participação da empresa na feira um êxito completo. "Agendamos visitas a seis empresas aqui na Alemanha", conta. A Bielog é especializada na captação de fornecedores estrangeiros para a indústria brasileira do ramo metal-mecânico. "Já percorreremos possíveis fornecedores em cidades como Stuttgart e Bremen. Durante a Hannover Messe, localizamos 32 empresas potenciais fornecedoras", informou Magali.

Presente na feira, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que o Brasil será o parceiro convidado para ser tema da Feira Industrial de Hannover, em 2013. Mercadante destacou o convite feito aos brasileiros como prova da importância nas relações bilaterais entre os dois países. "Já em 2012, deveremos ser parceiros na feira de tecnologia de informação e comunicação, a CeBIT (também realizada em Hannover)", falou.

"O desafio do Senai é ver o que está acontecendo e, onde houver defasagem, procurar diminuí-la. Temos que chegar no desenvolvimento onde outros países já chegaram. O Sistema Indústria tem apoiado o Senai, que é um dos seus braços operacionais", disse o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa, presente à Feira de Hannover. Para auxiliar as empresas, a Faculdade Senai de Tecnologia, em Porto Alegre, desenvolve o curso de pós-graduação em Eficiência Energética e possui o Laboratório de Eficiência Energética e Qualidade de Energia.

Publicado sexta-feira, 8 de Abril de 2011 - 0h00