Atividade industrial gaúcha volta a crescer

Depois de dois meses consecutivos de queda, a atividade industrial gaúcha voltou a crescer. O resultado de fevereiro apresentou uma elevação de 1,4% em relação a janeiro, sem os efeitos sazonais e de calendário. "Ainda não é possível afirmar se esse resultado é o início de um novo ciclo de crescimento ou apenas uma recuperação das quedas anteriores. A perspectiva diante de um cenário de câmbio valorizado e demanda externa fraca, é de uma retomada bastante moderada nos próximos meses", avaliou o presidente Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao divulgar o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) nesta terça-feira (5).

De acordo com o industrial, novos elementos na conjuntura econômica de 2011, como aperto na política monetária, em especial no crédito, e na política fiscal, lançarão obstáculos adicionais à retomada do setor, que seguirá contando com o mercado doméstico como fator impulsionador.

Apenas as Compras desaceleraram em fevereiro (-0,9%). Todas as demais variáveis do IDI-RS tiveram elevação: Faturamento (5,1%), Horas Trabalhadas na Produção (2,7%), Utilização da Capacidade Instalada (1,2%), Emprego (0,3%) e

Massa Salarial (0,1%).

Os setores que apresentaram maior crescimento foram Máquinas e Material Elétrico (20,1%), Couro e Calçados (15,2%), Produtos de Metal (11,3%), Produtos de Fumo (9,7%) e Veículos Automotores (9,5%). As retrações mais significativas vieram de Produtos Químicos (-13%), Edição, Impressão e Reprodução de Gravações (-12,2%) e Material Eletrônico e de Comunicação (-2,6%).

Quando fevereiro de 2011 é relacionado com o mesmo mês do ano passado, o IDI-RS atinge uma majoração de 3,1%. Nesta base de comparação, entre os indicadores, a Massa Salarial foi o destaque positivo (7,3%) e as Compras, o negativo (-4,7%).

O Índice de Desempenho Industrial é realizada pela FIERGS mensalmente, baseado nos indicadores Faturamento, Horas Trabalhadas na Produção, Emprego, Massa Salarial, Compras e Utilização da Capacidade Instalada.

Publicado Terça-feira, 5 de Abril de 2011 - 0h00