FIERGS lidera comitiva brasileiraà Feira de Hannover 2011

O Brasil está presente na maior feira mundial do segmento industrial, realizada na Alemanha. A missão brasileira para a Hannover Messe 2011, articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem 115 participantes, sendo 77 do Estado. O evento ocorre de 4 a 8 de abril e tem como foco a interação inteligente de processos, custos e eficiência dos recursos em diferentes áreas. "Um indicador de que é preciso inovar e abrir novos mercados para enfrentar a concorrência acirrada, as dificuldades conjunturais e continuar crescendo, é o aumento na participação da Feira de Hannover. Em quatro anos, houve uma expansão de 47% na adesão dos empresários à comitiva nacional", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

A maioria das empresas brasileiras é dos segmentos de automação e fornecimento industrial, energia, indústria digital, ar comprimido e vácuo, tecnologia para superfícies e micronanotec. Dos participantes gaúchos, 23 estão sendo levados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). Através do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), a FIERGS realizará acompanhamento técnico e visitas guiadas na feira. A missão ocorre no âmbito do Programa Al-Invest IV, financiado pela Comissão Europeia. No Mercosul, Chile e Venezuela, o programa é implementado e cofinanciado por um consórcio liderado pela CNI.

A proposta da edição 2011 de Hannover é reunir 13 feiras em um único evento. O conceito é ser uma plataforma para a cooperação de todos os segmentos e tecnologias industriais. De acordo com o presidente da FIERGS, "em nenhum outro lugar os setores da indústria estão apresentados de forma tão abrangente e integrados como em Hannover". Este ano, o país parceiro será a França.

Conheça as 13 feiras líderes que ocorrerão sob o teto da Hannover:

1. Industrial Automation (automação industrial)

2. Motion, Drive & Automation (transmissão de energia e controle)

3. Energy (tecnologias energéticas)

4. Power Plant Technology (projetos de sistemas de usinas, operação e manutenção)

5. Wind (energia eólica)

6. MobiliTec (híbridos e elétricos, armazenamento de energias móveis e soluções de mobilidade)

7. Digital Factory (soluções para softwares industriais)

8. ComVac (ar comprimido e a tecnologia do vácuo)

9. Industrial Supply (utilização mais eficiente de recursos e materiais)

10. CoilTechnica (tecnologias para a fabricação de bobinas, motores elétricos, geradores e transformadores)

11. SurfaceTechnology (tecnologia de superfícies como pré-tratamento, limpeza, pintura e galvanoplastia, tecnologia plasma e nanotecnologia)