Você está aqui

Industrial gaúcho está menos confiante com a economia

FIERGS divulgou resultados do ICEI-RS nesta quinta-feira (24)

As condições da economia brasileira diminuíram o otimismo da indústria gaúcha em março. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado nesta quinta-feira (24) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 58,7 pontos, contra os 60 de fevereiro. O ambiente atual também foi considerado menos favorável em comparação com o mesmo mês do ano passado, quando o indicador chegou a 68 pontos. Os números variam de zero a 100 pontos e acima 50 significa uma avaliação positiva.

As indústrias de pequeno porte (60,1 pontos) e de grande porte (57,3 pontos) foram as que tiveram as maiores quedas na confiança, com redução de 3,6 pontos e 3,3 pontos, respectivamente, em relação a fevereiro. "O aumento da incerteza com o cenário econômico e, sobretudo, a evolução da demanda externa, a valorização da taxa de câmbio e os altos juros afetam negativamente o nível de atividade e a confiança dos industriais", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O indicador que mede a percepção quanto às condições atuais da economia brasileira obteve 48,3 pontos em março, três a menos ante fevereiro. Foi o menor resultado mensal desde outubro de 2009. Para 13,8% dos entrevistados houve uma piora, 74,6% disseram que não perceberam nenhuma alteração e 11,3% uma melhora. O cenário econômico gaúcho também desacelerou dois pontos e atingiu 49,6 pontos.

No que se refere ao futuro, os empresários estão confiantes com a economia brasileira e gaúcha para os próximos seis meses. O indicador de expectativas registrou 61,8 pontos em março. Os pessimistas são apenas 6,2% tanto para o cenário nacional quanto regional.

Publicado quinta-feira, 24 de Março de 2011 - 0h00