Você está aqui

Congresso Internacional de Inovação começa nesta quarta-feira

Inicia nesta quarta-feira (17) a terceira edição do Congresso Internacional de Inovação, que reunirá profissionais e especialistas de diversos países no Teatro do Sesi para debater "A Inovação no Centro da Nova Economia". O evento é promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do IEL-RS, Sesi-RS e Senai-RS. Serão sete painéis e quatro seções plenárias sobre assuntos como economia de baixo carbono, educação para a inovação, redes sociais, semicondutores, indústria naval e operações offshore, além da inovação social. As atividades começam às 8h30min e a abertura oficial ocorre às 13h30min com a presença do presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre.

Na lista de participantes está o norte-americano Tom Kelley, diretor executivo da IDEO, consultoria especializada em design e desenvolvimento de produtos. Com sede no berço tecnológico dos Estados Unidos, o Vale do Silício, a IDEO é reconhecida como uma das mais inovadoras empresas daquele país, com o desenvolvimento de centenas de serviços e produtos inéditos, como o mouse da Apple e o Palm V. Ele estará na plenária "Estratégias para reforçar a criatividade e criar uma cultura de inovação", na tarde de quarta-feira. O conselheiro para política de educação do governo Tony Blair, o professor Richard Gerver, abordará o tema educação para a nova economia. O objetivo é demonstrar a importância do desenvolvimento de capital humano para a nova economia, por meio da geração de ideias e conhecimento que, por sua vez, resultam em novas tecnologias, produtos e serviços. O norte-americano Michael Schrage, pesquisador no Centro para Negócios Digitais da Sloan School do MIT, participa da plenária 2 de quarta-feira, às 15h50min, sobre o tema "Como maximizar o retorno sobre o investimento em Inovação".

Entre os brasileiros está Carolina Dubeux, pesquisadora sênior do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas − Centro Clima/COPPE, da UFRJ, que participa do painel "Economia de Baixo Carbono". Carolina é uma das responsáveis pelo Estudo Econômico das Mudanças Climáticas no Brasil, desenvolvido em parceria com Sérgio Margulis, do Banco Mundial. A pesquisa mostra que, caso nada seja feito para reverter os impactos das mudanças climáticas, o Brasil corre risco de registrar perdas de até R$ 3,6 trilhões na economia em 2050. O presidente da IBM para América Latina, Rogério M. de Oliveira, estará na plenária Transição Indústria-Serviços na tarde de quinta-feira (18).

A última plenária do evento será com o hacker assumido Paul Pablos Holman, inventor e especialista em segurança digital, que atua como consultor em projetos alternativos − muitos deles sem fins lucrativos e destinados a ajudar comunidades e a evolução da Tecnologia da Informação. A exemplo das edições anteriores, ao final do encontro será divulgada a Carta do 3º Congresso Internacional de Inovação, que será estruturada com base nas ideias debatidas durante os dois dias.

Mostra de projetos

Paralelamente às palestras, haverá uma mostra de trabalhos inovadores e tecnológicos do SENAI, produzidos por técnicos, docentes, alunos e empresas parceiras, com apresentação de 24 projetos selecionados entre os melhores do Brasil e do Rio Grande do Sul. Entre os trabalhos expostos estarão: dispositivo para remover com segurança as agulhas de seringas, do Centro de Educação Profissional Senai Lindolfo Collor (RS); desenvolvimento de massa de bolo ultracongelada, do Senai de Pato Branco (PR); e uma telha cerâmica prensada a seco, do Centro de Educação e Tecnologia SENAI Rio Verde de Mato Grosso − Luiz Cláudio Sabedotti Fornari − MS.

Publicado Terça-feira, 16 de Novembro de 2010 - 0h00