Industrial gaúcho aposta na expansão da economia

A Sondagem Industrial de julho realizada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul demonstrou mais uma vez que os industriais gaúchos continuam apostando que o atual ciclo de expansão permanecerá nos próximos meses.

Os indicadores apontam que, operando no nível habitual de capacidade instalada, houve uma expansão mais intensa da produção na comparação com o mês de junho, embora os estoques tenham ficado acima do planejado para o mês. A expectativa dos empresários gaúchos para os próximos seis meses é de otimismo no que se refere à demanda, com reflexos positivos sobre as compras futuras de matérias-primas.

A produção em julho situou-se em 53 pontos, revelando um crescimento maior do que no anterior, quando foi de 47 pontos e significou queda. A média nacional ficou em 53,4 pontos. Em relação aos estoques de produtos finais planejados, a avaliação foi negativa. Eles estiveram acima do planejado pelas empresas, pois a produção foi superior à demanda.

Em relação aos próximos seis meses a expectativa dos industriais continua positiva (61 pontos). Cerca de 50% dos entrevistados esperam uma expansão da economia e dos negócios e apenas 8,5% acreditam numa retração. Para o restante nada irá mudar.

Publicado quarta-feira, 15 de Setembro de 2010 - 0h00