Você está aqui

Workshop discute a ergonomia como diferencial de competitividade

O Sistema FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social e do Sesi-RS, em parceria com a Fundacentro, promove no próximo dia 2 de setembro o Workshop Temático Ergonomia − A Gestão do Negócio como Diferencial Competitivo, a partir das 9h na sede da FIERGS. O evento tem como objetivo apontar a importância do tema, para buscar a produtividade e competitividade.

O programa inclui palestra do especialista em Segurança do Trabalho do Sesi-RJ, Léonard Julien Benoit Gonin, que vai falar sobre A descoberta da ergonomia. A ergonomia na prática , pelo auditor fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, Paulo Antônio Barros de Oliveira, além da integrante do Contrab, Jacinta Renner, que falará sobre Agentes Ergonômicos: Problemas e Soluções em Ergonomia. Outro médico do Trabalho, do Sesi-PR, Alexander Buarque Cardoso, vai falar sobre Aspectos Legais: Suporte para a Garantia dos Negócios. Também haverá apresentações de cases e oficinas temáticas.

A ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano. Dados do Anuário da Previdência mostram que em 2008 entre as doenças do trabalho, as partes do corpo mais incidentes foram o ombro, o dorso (inclusive músculos dorsais, coluna e medula espinhal) e os membros superiores (não informado), com 18,8%, 12,3% e 9,8%, respectivamente. Conforme estudo encomentado pelo Sesi, sobre as bases de dados da Previdência Social de 2006, de autoria de Vilma Sousa Santana e Mariana Sousa Santana, entre os benefícios socias de trabalhadores da indústria, 111.468 foram causados por acidentes (33,8%), 88.198 por D-OM Doenças osteomusculares (26,4%), e 35.698 corresponderam a Doenças Mentais e Neuropsiquiátricas (10,8%).

Publicado Terça-feira, 31 de Agosto de 2010 - 0h00