Você está aqui

Metodologia do Cozinha Brasil já atingiu 1500 pessoas em Moçambique

Os cursos de educação alimentar, seguindo a metodologia do Programa Sesi Cozinha Brasil, iniciaram em julho de 2009, no Distrito de Boane, na Província de Maputo em Moçambique, atingindo até o momento quase 1.500 pessoas. Destes, mais de 400 alunos receberam uma carga horária extra de quatro horas, de conhecimentos adicionais, para serem formadores e darem continuidade ao modelo nas suas comunidades. O acordo de cooperação técnica foi assinado em outubro de 2008, entre a ABC - Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, o Sesi e o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique. A equipe técnica foi capacitada no Rio Grande do Sul, preparando-se para iniciar o repasse dos conhecimentos adquiridos para a população de todo o país.

Algumas adaptações de conteúdo e receitas já foram feitas, adequando-se às características culturais e de consumo, como a utilização das folhas de abóbora, de feijão, de batata doce e de mandioca, largamente utilizadas na alimentação diária da população, bem como, a substituição de alguns utensílios e eletrodomésticos nas preparações práticas. A unidade móvel do Cozinha Moçambique já passou por quatro das 11 províncias do país africano, atendendo 23 Distritos diferentes.

A iniciativa foi viabilizada graças a participação das empresas brasileiras Camargo Correa, que doou uma das unidades móveis, e a Vale Moçambique que está custeando uma nutricionista brasileira naquele país, como componente da equipe técnica. A metodologia do Cozinha Brasil já foi implantada no Uruguai, onde atingiu mais de 2.800 pessoas, desde 2008.

Publicado sexta-feira, 14 de Maio de 2010 - 0h00