Você está aqui

Encontro Senai de Moda apresenta tendências 2010-2011

Cores neutras, mas também muito colorido, brilho, estampas variadas, materiais naturais e muito conforto aliado à preservação do meio ambiente. Estas são as principais características da moda que vão estar nas ruas no verão 2010/2011, da cabeça aos pés. As tendências foram apresentadas no o 1º Encontro Senai Moda − Verão 10.11 promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) nesta quarta-feira (28) no Café de La Musique, em Porto Alegre. O estudo foi baseado no perfil dos consumidores e em quatro macrotendências de comportamento: simples luxo, teoria da diversão, nativos digitais e armas de sedução.

No vestuário, os anos 80 continuam influenciando as peças e o toque militar vai estar em alta não só no verão como no inverno de 2011. Para as cores, existe uma dualidade. "A moda aposta em cores duráveis como o preto e o cinza, mas também vai haver a opção do laranja e verde flúor, dos tribais e estampas de bichos, que continuam", afirmou o instrutor do Senai de Moda e Design, Marcos Hamerski.

A modelagem masculina permanece estreita, justa ao corpo, enquanto as peças femininas são mais amplas. "As mangas serão bem exploradas, amplas, como a manga morcego, para contrapor com calças mais justas. Mas também estarão em alta as pantalonas e calças com cintura alta e pregas frontais ", disse Hamerski.

Já para os calçados e artefatos as indústrias estão buscando desenvolver produtos que unificam a estética e o conforto e investindo também na produção do ecocalçado. " Existe uma grande preocupação com o meio ambiente, por isso a utilização de materiais com aspectos naturais está muito presente como o algodão, juta e sisal para a composição das peças e contorno dos solados, como a plataforma, salto que continua em alta no Brasil.

Para os bicos, as formas são diversas como fino e quadrado, mas os arredondados devem se destacar", explicou o coordenador de núcleo tecnológico do CT Calçados de Novo Hamburgo, Elenilton Berwanger. Ele destacou ainda que o conforto também será fundamental nos acessórios. O tamanho das bolsas varia de acordo com a ocasião, e os detalhes em metais dourados serão os mais usados.

Está foi a primeira vez que a área do vestuário, calçados e artefatos de couro do Senai realizam juntos o trabalho de inspirações e tendências verão 2010/2011. O projeto, que é apoiado pelo Senai Nacional e envolve vários departamentos regionais, e tem como objetivo apresentar, por técnicos da instituição, as tendências nas áreas de vestuário, calçados, malharia, couro e artefatos. No Rio Grande do Sul participam as unidades do Senai de Moda e Design, Centro Tecnológico do Calçado, Centro Tecnológico do Couro, EEP Senai José Gazola e CEP Senai Giusepe Fasolo. No dia 4 de maio, o evento será realizado em Bento Gonçalves.

Publicado quarta-feira, 28 de Abril de 2010 - 0h00