Industriais gaúchos seguem otimistas, aponta pesquisa da FIERGS

Índice de Confiança do Empresário Industrial chega a 68 pontos

Os empresários gaúchos veem de forma positiva as condições atuais e mantêm o otimismo em relação ao futuro da economia no País, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) de março, divulgado nesta terça-feira (6) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O resultado da pesquisa mensal alcançou 68 pontos, de um total de 100 possíveis. Em fevereiro, havia chegado a 67 pontos. "O novo crescimento do indicador demonstra que o processo de recuperação da atividade industrial deverá se manter no futuro próximo, tanto na produção quanto nos empregos. O motor será, especialmente, o mercado interno", afirma o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O Índice de Confiança é obtido a partir dos indicadores sobre as condições atuais e expectativas. O primeiro indicador (que ficou em 63,5 pontos, quase dois acima de fevereiro) refletiu a boa avaliação dos pesquisados em relação ao momento da economia brasileira (63,9 pontos) e de sua empresa (63,4). Já as perspectivas dos empresários gaúchos para o próximo semestre (70,2) resultaram do otimismo na economia brasileira (de 67,7 pontos) e na empresa (71,5).

A confiança segue independentemente do tamanho da empresa. O novo recorde do ICEI-RS − é o valor mais alto da série iniciada em 2005 − foi registrado, especialmente, pelo crescimento entre as grandes companhias, que passou de 67,8 pontos, em fevereiro, para 69,3 pontos, em março.

Os resultados do Rio Grande do Sul são muitos semelhantes aos da mesma pesquisa, em nível nacional, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo esta, o ICEI ficou em 67,7 pontos em março, as condições atuais, em 61, e a expectativa para o semestre alcançou 71 pontos. O ICEI-RS foi realizado no período de 1º a 22 de março, com 143 empresas, sendo 62 pequenas, 55 médias e 26 grandes.

Publicado Terça-feira, 6 de Abril de 2010 - 0h00