Você está aqui

Industriais gaúchos preveem mais investimentos em 2010

Depois de um ano de 2009 com um cenário econômico bastante restritivo aos negócios, os industriais gaúchos vislumbram uma recuperação em 2010, graças ao arrefecimento da crise financeira mundial e também às melhores condições do mercado interno. A conclusão está no "Panorama da Indústria do Rio Grande do Sul e Perspectivas", pesquisa divulgada nesta quarta-feira (17) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Segundo o levantamento, 82,2% dos consultados têm intenção de investir no Estado este ano, 66% a mais do que no ano passado.

A maior parte do montante de investimentos será destinada ao capital fixo (67,3%), em especial para a aquisição de máquinas e equipamentos (50,6%). O restante deste total caberá a obras da construção civil, informática e pesquisas e desenvolvimento de produtos. O levantamento aponta um maior otimismo dos empresários em 2010. A ampla maioria espera um crescimento nos níveis de produção e demanda, especialmente derivada das vendas no mercado interno. Mas boa parte também coloca o desenvolvimento de novos produtos e a redução de custos como estratégias importantes para o ano que se inicia. A maioria ouvida no "Panorama da Indústria" (60,2%) acredita que este ano os insumos deverão se manter no mesmo nível de 2009, e apenas 10,2% crê que deverão diminuir. Para 60%, a folha de salários aumentará.

Em comparação a 2008, a demanda e a produção caíram no ano passado para a maioria das pesquisadas. Em contrapartida, grande parte dos industriais gaúchos registrou expansão nos preços dos insumos (39%) e da folha de salários (68%), assim como os custos financeiros (para 47% dos pesquisados). Em função disso, 61% dos ouvidos apontaram queda na margem de lucro, 13,7% cancelaram os investimentos que estavam programados (em 2008, este percentual foi de 8,8%) e 41,1% realizaram apenas parcialmente os investimentos programados.

A pesquisa revela ainda que a excessiva carga tributária e a valorização cambial foram consideradas os principais entraves a um melhor desempenho da indústria gaúcha em 2009, os mesmos itens assinalados em 2008. Mesmo com a conjuntura econômica desfavorável, 73,9% das pesquisadas investiram no Estado em 2009.

O "Panorama da Indústria" é uma sondagem realizada anualmente pela FIERGS com a finalidade de avaliar o desempenho do setor industrial gaúcho e apontar perspectivas no ano que se inicia.

Publicado quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010 - 0h00