Para FIERGS, manutenção da taxa de juros não é suficiente para recuperação da indústria

Para FIERGS, apenas a manutenção da taxa de juros"A economia dá sinais de melhora, os juros reais realmente baixaram e aos poucos o mercado de trabalho mostra que também se recupera. Entretanto, a crise internacional fez a indústria levar um tombo muito grande, e o dólar baixo penaliza fortemente os exportadores. Agora o governo precisa fazer uma política fiscal alinhada com a política monetária e pensar de maneira estratégica no setor industrial desse País", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, ao avaliar a decisão do Comitê de Política Monetária. O Copom manteve, na quarta-feira (21), a Selic em 8,75% a.a.

A manutenção da taxa de juros não foi surpresa para o mercado, salientou o presidente da FIERGS. "Entretanto, uma nova queda da Selic poderia ajudar a conter a valorização cambial", disse Tigre. E completou: "Definitivamente, o governo precisa criar medidas que dêem condições para que as empresas possam voltar a competir no mercado internacional. O aumento do crédito às exportações e a agilidade na devolução dos créditos tributários poderiam ser medidas de curto prazo", afirmou o presidente da FIERGS.

As próximas reuniões do Copom estão agendadas para os dias 8 e 9 de dezembro.

Publicado quarta-feira, 21 de Outubro de 2009 - 0h00