Você está aqui

Olimpíada do Conhecimento tem a participação de quase duzentos alunos

A primeira rodada de competições da fase final da Olimpíada Estadual do Conhecimento terminou nesta sexta-feira, em várias cidades do Rio Grande do Sul. Participaram da disputa quase duzentos alunos de 51 unidades do Senai-RS, que atuaram em 39 ocupações. Entre os dias 13 e 16 de outubro, acontecem as últimas provas nas cidades de São Leopoldo, Canoas, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Mais do que reconhecimento profissional, os jovens alunos estão em busca de uma vaga na Olimpíada Nacional do Conhecimento, em março de 2010, no Rio de Janeiro, que pode garantir classificação para o WorldSkills, o maior torneio de formação profissional do mundo. Neste ano, as competições acontecem em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Guaporé, Soledade, Santa Cruz do Sul e Pelotas. A intenção de descentralizar as disputas, que tradicionalmente aconteciam no Centro de Exposições da FIERGS, é aproximar os competidores dos alunos das unidades e estimular que outros estudantes se habilitem a tentar uma vaga na Olimpíada do Conhecimento.

E a idéia deu certo. Em quase todos os locais, havia uma platéia de aprendizes observando como os melhores de cada ocupação atuam. "Conseguimos movimentar as comunidades do interior, desde empresários até pessoas que nunca viram algo do gênero", explica o gerente da Unidade Estratégica de Desenvolvimento Educacional do Senai-RS, Claiton Costa, que rassalta o aprendizado do próprio Senai com as competições deste porte. "Ao final da disputa, todos os alunos entregam um relatório falando sobre a relação entre o conteúdo em sala de aula e o que encontram na Olimpíada, que simula um ambiente real de trabalho. Isto nos ajuda a aprimorar o ensino", complementa.

Publicado quinta-feira, 8 de Outubro de 2009 - 0h00