Você está aqui

Brasil é o terceiro do mundo em educação profissional

O Brasil conquistou o terceiro lugar no Worldskills 2009, maior torneio de educação profissional do mundo, em número de medalhas, com quatro medalhas de ouro, quatro de prata, dois bronzes e cinco diplomas de excelência. O resultado foi divulgado na segunda-feira (7), em Calgary, no Canadá. No critério pontuação, com 519.20 pontos, os brasileiros ficaram em quarto lugar, atrás apenas de Coreia do Sul (524.62), Suíça (520.09) e Irlanda (519.64). O evento, em sua 40ª edição, é promovido pela International Vocation Training Organization (IVTO). O torneio ocorreu de 1º a 7 de setembro.

O Senai gaúcho conseguiu duas medalhas de pratas com os alunos Alexandre Concari, da AEP Senai de Guaporé, em Joalheria, e Geverson Schimitt, do CEP Senai Roberto Barbosa Ribas, de Santa Maria, em Aplicação de Revestimento Cerâmico. André Didoné, em Instalações Elétricas Prediais, do CEP Senai de Eletromecânica, de Sapucaia do Sul, recebeu diploma de excelência. Também participaram da competição internacional os estudantes Gilson Josué Maus, Gustavo Bock, Luiz Rafael Buzanello na ocupação Manufatura Integrada, do Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão (Cetemp) de São Leopoldo.

As demais medalhas brasileiras foram: ouro nas ocupações Eletrônica, CAD, Tecnologia da Informação e Mecânica de Refrigeração; prata também em Mecatrônica e Fresagem a CNC e bronze em Web design e Soldagem.

A delegação brasileira, com 24 estudantes, chega a São Paulo amanhã(09/09), às 10h55, no aeroporto de Guarulhos. O resultado colocou o time brasileiro na frente de vários países de primeiro mundo, como Reino Unido, Estados, Japão, Alemanha e Canadá. Mesmo disputando em apenas 20 das 45 modalidades da competição, contra 39 profissões disputadas pela Coreia do Sul, o Brasil foi também o sexto país a conquistar mais medalhas.

No último WorldSkills, realizado em 2007, em Shizuoka, no Japão, o Brasil havia ficado em segundo lugar em pontos. Porém, se considerado o resultado em medalhas, a performance desse ano é ainda melhor: duas a mais de ouro e uma a mais de prata. Mais informações em www.senainoworldskills.com.br

Publicado Terça-feira, 8 de Setembro de 2009 - 0h00