Integrantes da Justiça participam do Conhecendo a Indústria

Representantes do Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Procuradoria Geral do Estado participaram nesta sexta-feira do programa Conhecendo a Indústria, criado pelo Sistema FIERGS para apresentar a realidade do setor fabril aos integrantes do Sistema de Justiça. Foram visitadas indústrias de metalurgia e plástico em Cachoeirinha. Nas empresas Caliendo, Doormann e Koch, a comitiva pôde acompanhar de perto todo o sistema produtivo, inclusive junto das linhas de produção. "Esta é uma idéia inovadora do Sistema FIERGS, apresentada como modelo na CNI, porque permite aos integrantes do judiciário terem um conhecimento ainda maior do que é e como funciona uma fábrica", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre.

O desembargador federal Rômulo Pizzolatti participou da atividade pela terceira vez. "Eu, por exemplo, atuo na área previdenciária. Então é realmente importante ver e conhecer o ambiente onde o trabalho acontece", definiu. Para os industriais Flávio Caliendo, Hugo Doormann e Paulo Schmidt, a curiosidade da comitiva mostrou que a ação merece ter continuidade: "É perceptível que há questionamento a respeito dos produtos ou mesmo da produção. E há uma necessidade de aproximá-los da nossa realidade", disse o Caliendo .

A procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Simone Mariano da Rocha, também participou da sequência de visitas e valorizou o tom de informalidade e a facilidade de interação com os trabalhadores e empresários. "A lei é sempre a nossa referência, mas as vivências também são importantes para interpretarmos a realidade. E este tipo de projeto ajuda muito nesta questão", comentou.

Publicado sexta-feira, 7 de Agosto de 2009 - 0h00