"Diminuímos a carga tributária e aumentamos a receita!"

Agraciado com a "Medalha Pessoa Física por relevante contribuição para o desenvolvimento da qualidade no País", oferecida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, participou de uma reunião de trabalho com industriais do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, na FIERGS, coordenado pelo presidente da entidade, Paulo Tigre, com a participação do presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, Ricardo Felizzola.

Ele explicou a metodologia e algumas ações práticas que o governo efetuou para reestruturar o Estado nordestino, que ostentava os piores índices de educação e uma das maiores taxas de criminalidade do Brasil. Desde janeiro de 2008, as despesas públicas foram diminuídas em R$ 106,8 milhões e aumentadas as receitas em R$ 445,6 milhões de reais. "Hoje, temos uma previsão de investimento de R$ 1,5 bilhão para 2009. Praticamente o triplo da nossa média histórica. Logo, nosso PIB cresce acima da média nacional", explicou o governador.

Uma das medidas que fez questão de apresentar aos industriais gaúchos foi a "reforma tributária" que praticou no Estado: diminuiu a carga tributária de alguns dos principais setores da economia, o que aumentou a arrecadação de ICMS no primeiro trimestre de 2009 em 6,8%. "Praticamos esta desoneração em setores como confecção, calçadista, energia elétrica e mesmo na área atacadista, já que somos um grande centro de distribuição de produtos para todo o Nordeste. Assim, trouxemos muitas empresas para a formalidade e diminuímos a sonegação. A receita é simples", enfatizou.

O presidente da FIERGS, Paulo Tigre, destacou as medidas elencadas por Campos e defendeu a modernidade e a inovação da gestão pública. "O entendimento das entidades industriais sempre contemplou a qualidade da gestão pública como fator imprescindível ao desenvolvimento econômico e social", defendeu Tigre.

Publicado Terça-feira, 21 de Julho de 2009 - 0h00