Você está aqui

Reciclagem de lâmpadas fluorescentes é tema de encontro na FIERGS

O que fazer com as lâmpadas queimadas que acabamos de utilizar em nossas casas ou empresas? Como descartá-las? Para esclarecer estas dúvidas, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio de seu Banco de Resíduos, vinculado à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, realizou nesta quarta-feira (dia 20) a mesa-redonda "Uso e Reuso de Produtos Descartáveis − Lâmpadas Fluorescentes". Especialistas e profissionais da área discutiram o tema, visto que este tipo de lâmpada, por ser mais econômica e de melhor rendimento, cada vez ocupa mais mercado. Das 150 milhões consumidas anualmente no Brasil, apenas 10 milhões são recicladas.

"O Banco de Resíduos identifica e disponibiliza informações às indústrias sobre a melhor destinação deste material pós-consumo, de modo seguro, e através do emprego da reciclagem capaz de gerar emprego e renda", destacou o presidente do Banco de Resíduos, Tito Lívio Goron. As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio em seu interior, um metal pesado tóxico e volátil. Quando não destinadas corretamente, podem contaminar o meio ambiente.

O coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Luiz Buneder, representou o presidente Paulo Tigre na abertura do evento. "Desenvolvemos atividades para enfrentar situações de carência na área do meio ambiente e contribuir para resolver questões como a da reciclagem das lâmpadas", disse Buneder.

Participaram dos painéis a arquiteta da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Ingrid Utz Melere; o representante do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da FIERGS, Antônio Carlos Pereira de Souza, que trataram sobre o tema redução do consumo de energia; a presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam), Ana Pellini, e o Coordenador do Conselho de Meio Ambiente (Codema) da FIERGS, Torvaldo Antônio Marzolla Filho, que discutiram proteção ao meio ambiente; o secretário da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e o diretor técnico do Senai/Ceta, Carlos Eduardo Pereira, que discorreram sobre inovação tecnológica. "A indústria está comprometida com o meio ambiente, é preciso que a sociedade gaúcha entenda isso e nos ajude", afirmou Marzolla Filho.

O empresário gaúcho Mário Guilherme Sebben apresentou o case de sua nova empresa, a Brasil Recicle, que passará a atuar no País na área de descontaminação e reciclagem de lâmpadas.

A mesa-redonda contou com o apoio dos Conselhos de Infraestrutura (Coinfra), de Meio Ambiente (Codema), de Inovação e Tecnologia (Citec) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Após o evento, ocorreu o lançamento do livro "A Questão das Lâmpadas Fluorescentes no Estado do Rio Grande do Sul", de Luciane Machado Cruz e Geraldo Mário Rohde.

Publicado quarta-feira, 20 de Maio de 2009 - 0h00