Edital de Inovação já teve 14 projetos aprovados no RS

Nesta segunda-feira, dia 2, será realizado, por videoconferência, o lançamento do Edital Senai/Sesi − Inovação 2009. Desde que foi criado, em 2004, o Senai-RS apresentou 30 propostas, tendo 14 aprovadas (desenvolvidas ou em desenvolvimento). O Edital tem a finalidade de promover pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) nos departamentos regionais das instituições, para o desenvolvimento de processos, produtos e tecnologias sociais inovadoras nos temas sociais, ambientais, produção e produtividade. O objeto de exame do edital são projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental, elaborados pelos DR em parceria com empresa, com ênfase em inovação tecnológica e social.

Um bom exemplo de projeto do Senai-RS em parceria com empresas é o "Aplicação de polímeros recicláveis para substituição de borracha vulcanizada na fabricação de artefatos", que tem a Portoflex Artefatos de Borracha Ltda. como parceira no edital de 2006. Este projeto teve a duração de dois anos e como resultado o desenvolvimento de dois novos produtos: anéis de vedação e perfis feitos pela substituição de borracha vulcanizada, por novas blendas de borrachas termoplásticas, fazendo com que o produto seja ecologicamente correto, muito mais resistente, mais leve e competitivo. Estes produtos já estão no mercado desde o ano passado, o que motivou a empresa a desenvolver outros produtos, em parceria com o Senai, por meio da Escola de Educação Profissional Nilo Bettanin, de Esteio. Atualmente, a parceria trabalha outros produtos, desta vez, com o Centro Tecnológico de Polímeros Senai Cetepo, em São Leopoldo.

A estréia do Sesi no Edital de Inovação representa dar visibilidade para as tecnologias sociais por meio do fomento de projetos que possuam caráter inovador e impacto social a serem executados pelas instituições. Além disso, sua participação está aliada ao novo posicionamento institucional que se baseia no estreitamento do seu relacionamento com a indústria e atuação de acordo com a real demanda das empresas.

Publicado sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009 - 0h00