Lideranças discutem alternativas para a crise

Encontro na Assembléia Legislativa reuniu políticos

Uma reunião, nesta quarta-feira, reuniu na Assembléia Legislativa, lideranças políticas, empresariais e de representações de trabalhadores para discutir os efeitos da crise internacional na economia do Rio Grande do Sul.

No encontro, foram debatidas propostas para definir o processo de encaminhamento de sugestões para que a economia estadual não sofra demasiadamente com o período de dificuldades. "Até a metade do ano passado, muitas empresas estavam contratando, trabalhando no limite da capacidade instalada. Agora houve uma freada brusca. Portanto, é preciso se adaptar à nova realidade, principalmente nos setores ligados ao mercado externo", falou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, que participou do encontro.

O industrial ainda comentou que há pontos comuns entre os setores da sociedade e são estes que devem ser priorizados. "Precisamos de bons projetos para que soluções criativas sejam encontradas, pois no momento atual da economia, setores, empresas e mercados vivem momentos bem distintos. Alguns, evidentemente, vão sofrer mais do que outros", completou.

O presidente da Assembléia Legislativa, Ivar Pavan, anunciou que o cronograma de trabalho deve se estender ao longo de 2009. "Neste mês de fevereiro, estamos tratando do processo de discussão. Em março, vamos definir os conteúdos. E, se possível, trazer a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ouvir as propostas do Rio Grande do Sul", explicou.

Publicado quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2009 - 0h00