Parceria possibilita qualificação de 8 mil gaúchos no próximo ano

Uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e FGTAS, o Sistema FIERGS, através do Senai, e o Sistema Fecomércio, pelo Senac, com a participação do CIEE, resultou no Mapa do Trabalho, divulgado na segunda-feira. A iniciativa tem como objetivo identificar as reais demandas de emprego no Rio Grande do Sul, o que possibilita o planejamento de ações de qualificação direcionadas às necessidades do mercado.

O Senai e o Senac destinarão, cada um, R$ 2,05 milhões e o governo do Estado, R$ 1,9 milhão. Com esse recurso será possível qualificar 8 mil trabalhadores gaúchos. "O Mapa do Trabalho é um levantamento constante de atualização e rastreamento das oportunidades de emprego no Estado e, com isso, possibilitará que os cursos sejam focados por região, setores e funções", afirma o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler. De acordo com o presidente do Sistema FIERGS, Paulo Tigre, a iniciativa proporcionará aos trabalhadores a busca do diferencial necessário para a inclusão no mercado de trabalho e, com a atualização permanente, possibilitará que as empresas também direcionem seus investimentos.

A partir dos resultados, serão articuladas políticas públicas afirmativas de gênero, etnia, deficiência e geração (jovens e idosos). O planejamento estratégico que será elaborado a partir do Mapa contemplará, preferencialmente, jovens, mulheres, negros, quilombolas, índios, portadores de necessidades especiais e idosos.

O total de investimentos para o perío­do de 2007/2008, conforme registro das empresas na Sedai, é de R$ 32,7 bilhões, com previsão de geração de 40.197 mil empregos. Os setores com mais investimentos para o período são energia, celulose/papel/papelão e metal-mecânico/automotivo e naval.

Publicado sexta-feira, 28 de Novembro de 2008 - 0h00