Você está aqui

Consultoria do Sesi-RS para qualificar escolas é adotada por outros Estados

Trabalho realizado no Rio Grande do Sul está sendo implantado em Rodônia, Piauí e Espírito Santo

Com o objetivo de melhorar os indicadores de qualidade na educação, tais como de aprendizagem, aprovação, permanência dos alunos na escola e defasagem idade-série, o Programa Consultoria para Educação de Qualidade, elaborada pelo Sistema FIERGS, por meio do Sesi-RS, está sendo implantada na Rede Sesi de Educação em todo o Brasil, começando por Rondônia, Piauí e Espírito Santo. A iniciativa, que foi colocada em prática em 312 escolas no Estado (incluindo rede estadual de ensino e municipal de Parobé, Santana do Livramento e Quarai), teve a metodologia, desenvolvida pelo Sesi-RS, e integra o Programa Educação para Nova Indústria, lançado nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria.

O trabalho, iniciado em março deste ano no Rio Grande do Sul, é constituído por quatro módulos para a implantação de uma metodologia de gestão pela qualidade e é focada em sua melhoria contínua. No RS, as cidades foram selecionadas com base nos menores resultados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Foram capacitados, em média, dois gestores por escola, totalizando aproximadamente 624 participantes, oriundos de 160 municípios do Estado. A estimativa é de que mais de 80 mil alunos e 6 mil professores tenham sido atingidos.

No próximo dia 5 de dezembro, a partir das 13h, haverá a apresentação da Mostra de Boas Práticas das 17 turmas (cerca de 20 escolas por grupo) envolvidas no trabalho no Estado.

Publicado quinta-feira, 20 de Novembro de 2008 - 0h00