FIERGS participa de missão à Itália na área de reciclagem de couro

Conhecer a tecnologia que transforma resíduos de couro cromados em fertilizantes orgânicos com 12% de nitrogênio. Este foi o objetivo da missão à Itália, organizada pelo governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entre os dias 13 e 20 de setembro, com a participação do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema).

O coordenador do Codema, Torvaldo Marzolla Filho, destacou a visita à Universidade da Bolonha, onde a comitiva conheceu as pesquisas desenvolvidas nos últimos 25 anos sobre a utilização do adubo orgânico nitrogenado a partir dos resíduos de couro da indústria coureiro-calçadista. O grupo também teve acesso às instalações de purificação de água, curtumes e indústrias de fertilizantes orgânicos. "Além de trazer a tecnologia, já temos a licença da Fepam para a construção de uma fábrica, em Portão, fruto de uma parceria entre brasileiros e italianos. A inauguração será em março de 2009 e vai liberar de 50 a 60 mil toneladas de resíduos de couro", destacou Marzolla.

Além da FIERGS, participaram da comitiva integrantes da Fepam, do Centro Tecnológico do Couro do Senai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Caixa-RS.

Publicado segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 - 0h00