Tigre valoriza a afirmação da ética no Brasil

Presidente da FIERGS e do CIERGS assume segundo mandato

"Vamos continuar trabalhando com ética e pela ética para o pleno exercício da liderança, da representatividade e do desenvolvimento", disse o presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS), na cerimônia de posse para o seu segundo mandato. "O que mais nos anima nessa segunda caminhada é o clamor que se vê em toda a sociedade. O jogo não está perdido. Temos plena capacidade para virar o resultado", enfatizou. O evento foi realizado nesta quinta-feira (24), no Teatro do Sesi, e contou com as presenças do vice-presidente da República, José Alencar, da governadora Yeda Crusius, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, além de industriais, lideranças empresariais e políticas, além de 21 presidentes de federações industriais do país.

Em seu discurso, Paulo Tigre destacou que são muitos os desafios na área econômica e social para o triênio 2008/2011, mas que "a afirmação da ética" é um tema superior aos demais. Disse ainda que contará com a força e a união dos sindicatos filiados à FIERGS, e das associações, dos centros e das câmaras de indústria e comércio associados ao CIERGS, para trabalhar em nome do futuro dos cidadãos e do país.

O vice-presidente da República, José Alencar, na condição de presidente da República em exercício, salientou que o evento tornou-se também uma reunião de trabalho. "Todos os segmentos do setor produtivo estão aqui hoje comemorando e debatendo as questões importantes para o desenvolvimento da nação", afirmou. Alencar reforçou que "o juro elevado acaba provocando mais inflação porque inibe o investimento".

Já Yeda Crusius declarou no seu pronunciamento que "um ambiente com empresas fortes e competitivas é fundamental para o progresso social e econômico. Agir hoje é construir o futuro". A governadora afirmou que o seu governo vem negociando com as entidades empresariais a reposição programada do Simples. "Neste momento tenho a honra de anunciar, em primeira mão, que vamos implementar este benefício no próximo mês."

Uma das ações de destaque do primeiro mandato de Paulo Tigre, de acordo com o presidente da CNI, foi a Agenda RS 2020. "Sua gestão colocou a FIERGS como uma das entidades protagonistas da Agenda, que visa planejar o Rio Grande do Sul nos próximos anos. Manteve interlocução sistemática com diversas esferas governamentais, inclusive como atuante membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República".

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantiu que "as lideranças empresariais são parte fundamental do processo de fortalecimento e evolução das áreas econômicas e sociais de um país". Segundo ela, Tigre é um exemplo de envolvimento nesse processo de prosperidade. "A Nova Economia que o Rio Grande do Sul que vê emergir, por exemplo, é fruto do incansável empenho e liderança de Paulo Tigre em todos os níveis de interlocução. No caso do Ceitec, lembrou Dilma, Tigre foi "um parceiro que não deu trégua na construção de um dos principais centros de inovação tecnológica do Brasil."

Governos federal e estadual

anunciam medidas para RS

Importantes anúncios para a economia do Rio Grande do Sul foram divulgados na noite de quinta-feira. Tanto a ministra-chefe da Casa Civil quanto a governadora reservaram boas notícias para o Estado na cerimônia de posse das diretorias da FIERGS e do CIERGS.

A governadora Yeda Crusius adiantou que enviará para a Assembléia Legislativa, em agosto, a lei do Simples gaúcho, que prevê redução da alíquota do ICMS para empresas com faturamento anual de até R$ 240 mil.

Já Dilma Rousseff comunicou que a duplicação da BR 392 no trecho Pelotas-Rio Grande terá início no próximo mês. "Esta questão é parte da interlocução que a FIERGS tem feito com o governo federal para

Publicado sexta-feira, 25 de Julho de 2008 - 0h00