Prêmio Distinção Indústria 2008 destaca inovações

Indústrias vencedoras se destacaram pelos resultados dos seus investimentos em tecnologia, design e inovação

O Prêmio Distinção Indústria 2008, promovido pela FIERGS, foi entregue nesta terça terça-feira (dia 20), na sede da entidade. As empresas vencedoras foram Agromac Ltda (Passo Fundo), BCM Engenharia Ltda (Porto Alegre) e Perto S.A (Gravataí). Elas se destacaram pelos resultados dos seus investimentos em tecnologia, design e inovação. "Esta edição do Prêmio acontece em meio a uma conjuntura macroeconômica extremamente favorável ao Brasil. Vivemos um tempo de índices positivos em todas as áreas de análise", afirmou o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, na cerimônia de premiação, destacando o grau de investimento obtido pelo Brasil e os lançamentos da política industrial, pelo Planalto, e dos projetos estruturantes, pelo governo do Estado.

O industrial afirmou que as empresas premiadas com o Distinção Indústria 2008 "começaram a superar desafios muito antes do cenário promissor da atualidade. E venceram porque souberam apostar nos seus quadros de colaboradores, no desenvolvimento de tecnologia e na inovação". Tigre salientou que a conjugação de indicadores favoráveis, no entanto, ainda não se transferiu inteiramente para a realidade das empresas, especialmente as de menor porte.

Os três produtos escolhidos para receber o Prêmio Distinção Indústria foram estes: o dosador de precisão de fertilizantes − Fertisystem Auto-Lub AP, da empresa Agromac, que é isento de graxeiras e possui lubrificação permanente e serve para aplicar com exatidão os insumos nas quantidades programadas; a impressora térmica com autenticador − Pertoprinter, da Perto, desenvolvida com tecnologia própria, substituindo a matricial; e a unidade terminal remota para seccionadores de distribuição (BCM 3K-RMPST), da BCM Engenharia, um equipamento eletrônico utilizado para controlar e efetuar o chaveamento de redes de distribuição de energia elétrica à distância, além do processamento de informações. Receberam a homenagem o diretor da Agromac, Evandro Martins, o presidente da Perto, Thomas Elbling, e o diretor-geral da BCM Automação, José Luis Bozzetto.

A General Motors também recebeu uma homenagem da FIERGS pela sua contribuição à economia gaúcha. "O dia de hoje nos trouxe ainda um importante fato para a história econômica do Rio Grande do Sul: a fabricação do veículo número ‘um milhão‘. A vinda da GM para o Estado passou pela FIERGS, não só politicamente, mas também através dos programas do Sesi e do Senai, que foram essenciais para a localização da empresa", disse Paulo Tigre, ao entregar o troféu Gaúcho Empreendedor para o diretor de Assuntos Institucionais da General Motors Brasil, Luis Moan.

O Distinção Indústria foi criado em junho de 1972 pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS). A idéia é a de premiar os avanços tecnológicos do setor industrial gaúcho, aliados à viabilidade mercadológica dos produtos. A partir de 2004, a iniciativa passou a ser realizada a cada dois anos.

Publicado Terça-feira, 20 de Maio de 2008 - 0h00