Coréia do Sul quer aproximação com indústrias gaúchas

O embaixador da Coréia do Sul, Jong-Hwa Choe, participou de uma reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, seguida de um encontro com empresários gaúchos nesta terça-feira (dia 30), na sede da entidade. Choe destacou que fez questão de visitar a Federação que representa algumas das mais importantes companhias do país. "Esta é uma relação muito importante para o tipo de indústria que temos no Rio Grande do Sul, somos o segundo maior exportador do país em número de empresas, com produtos diversificados", afirmou Paulo Tigre.

Além disso, segundo o presidente da FIERGS, o fato de o Rio Grande do Sul encontrar-se em uma localização privilegiada, no "centro geográfico do Mercosul" e próximo às capitais de países importantes como Uruguai e Argentina, é uma vantagem dentro das relações comerciais internacionais.

O embaixador sul-coreano disse ter ficado com uma impressão muito positiva da relação entre universidades e indústrias no Estado, e os investimentos que estas instituições fazem em inovação e tecnologia. "A posição estratégica e a mão-de-obra qualificada revelam a grande potencialidade do Rio Grande do Sul", afirmou Choe, que deseja levar uma delegação de empresários gaúchos para visitar o seu país nos próximos meses.

Atualmente, 50 empresas sul-coreanas atuam ou têm representações no Brasil.

O coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, também participou do encontro com o embaixador.

Publicado Terça-feira, 30 de Outubro de 2007 - 0h00