Sindicatos industriais fazem mobilização contra pacote do governo estadual

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) fez uma análise detalhada do projeto de Lei 389/2007 e irá realizar uma ampla mobilização contra as medidas que aumentam impostos e restringem as transferências de créditos de ICMS. Já nesta quarta-feira (31), às 9h30min, o presidente da entidade, Paulo Tigre, e representantes de sindicatos industriais participarão da audiência pública das comissões de Participação Legislativa Popular e de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, onde está tramitando o pacote do governo do Estado. "Vamos apresentar o real impacto e os aspectos negativos da proposta, como a diminuição da renda, do emprego e da competitividade da indústria gaúcha", afirma Tigre.

O estudo da FIERGS mostra que o aumento das alíquotas em alguns produtos coloca o Rio Grande do Sul na liderança dos mais altos impostos do Brasil: energia elétrica e telecomunicações e gasolina. Em relação à medida que transforma em lei a apropriação do ICMS por 48 meses na aquisição de bens de capital, os gaúchos também vão liderar o ranking: será o Estado do Sul do país com maior período de retenção.

Publicado Terça-feira, 30 de Outubro de 2007 - 0h00